Como tratar uma bolha de queimadura

••• Liquidlibrary/liquidlibrary/Getty Images

Uma bolha aparece mais frequentemente em queimaduras de segundo grau. Ela é uma bolsa levantada na pele, cheia de líquido geralmente límpido em cor. Bolhas de queimaduras ocorrem quando a pele entra em contato com o fogo, calor ou superfícies escaldantes. Tratá-las adequadamente previnirá uma infecção e irá acelerar o processo de cicatrização.

Passo 1

Identifique primeiramente o tipo de queimadura antes de aplicar algum tratamento. Queimaduras de primeiro grau afetam somente a camada mais externa da pele e geralmente não produz bolhas. Já as de segundo grau afetam tanto a camada mais externa como também as que estão embaixo e elas podem causar bolhas. As queimaduras de terceiro grau são um tipo severo, afetam todas as camadas que compõem a pele e requerem atendimento médico imediato.

Passo 2

Mergulhe a área queimada em água gelada para reduzir o calor da queimadura. Ao invés do mergulho, você pode usar compressas geladas na área afetada. Não use gelo ou água com gelo na queimadura, apenas água gelada.

Passo 3

Aplique uma pomada antibiótica na bolha. Cubra-a, folgadamente, com um pedaço de gaze estéril. O pedaço de gaze deve ser maior que toda a área afetada. Prenda com esparadrapo, tomando o cuidado de não grudá-lo na bolha ou na área de pele queimada.

Passo 4

Evite estourar ou romper a bolha. Abri-la aumenta o risco de infecção. Ela irá murchar por conta própria e, se ela estourar sozinha, mantenha a área coberta para evitar exposição e infecção.

Passo 5

Tome um analgésico isento de prescrição, como aspirina ou paracetamol para aliviar a dor. Aplique a pomada antibiótica e troque os curativos diariamente. Preste atenção a qualquer sinal de infecção, incluindo inchaço, vermelhidão ou pus. Se qualquer um desses sintomas ocorrer, consulte um médico.

Mais recentes

×