Como tratar distúrbios urinários em coelhos
rabbit in flowers image by Julia Britvich from Fotolia.com
Os coelhos facilmente adquirem bactérias que causam distúrbios urinários por conta de seus corpos ficarem muito próximos ao chão, e os três principais tipos de distúrbios do trato urinário em coelhos são as infecções urinárias, a cristalúria e pedras nos rins ou na bexiga. Tratar esses distúrbios podem parecer uma tarefa assustadora, mas o conhecimento dos passos necessários pode torná-la mais fácil.
Como tratar os distúrbios urinários em coelhos
Step 1
Reconheça e anote os sintomas, que dependerão do tipo de distúrbio urinário — é importante anotar todos os que forem perceptíveis, dando a lista a seu veterinário. Os sintomas para se observar são o cansaço excessivo ou letargia, a incapacidade de urinar ou esforço ao fazê-lo, urinar apenas um pouco de cada vez, urina gotejante, sangue no líquido, vermelhidão ou perda de cabelo em volta da genitália ou dos lados das pernas e a queda do apetite.
Step 2
Administre todas as medicações recomendadas pelo veterinário. Os antibióticos geralmente são prescritos para combater qualquer infecção urinária. Assegure-se de que seu coelho tome todas as doses indicadas.
Step 3
Siga os cuidados gerais e as mudanças de vida recomendadas pelo veterinário. Para pedras na bexiga ou nos rins e cristalúria, a cirurgia ou a medicação podem ser necessárias, mas o cuidado adequado com o coelho e seu ambiente geralmente são suficientes.
Step 4
Mantenha o seu coelho hidratado, assegurando-se de que ele beba muita água fresca, enquanto estiver em reabilitação. Dê a ele suco de oxicoco duas a três vezes por dia, enquanto estiver sob medicação e também depois de haver terminado, pelo menos uma vez por semana, para ajudar a evitar infecções.
Step 5
Alimente o seu coelho com iogurte, enquanto estiver sob medicação, o que fortalecerá seu sistema imune.
Step 6
Mantenha a área genital limpa, ajudando a curar a infecção e evitando mais irritação à bexiga e à uretra.
Step 7
Administre a dieta do seu coelho, se necessário, para se assegurar de que ele está consumindo apenas a quantidade certa de cálcio. Evitar o excesso dessa substância pode ajudar a prevenir a volta das pedras nos rins, na bexiga ou a cristalúria.
Referências
Advertência
- Ignorar o distúrbio urinário do seu coelho pode levar a danos permanentes para sua saúde e as complicações desses distúrbios podem ser fatais.
Créditos Fotográficos
rabbit in flowers image by Julia Britvich from Fotolia.com