×
Loading ...

Como tratar o inchaço no focinho de um cão

Um focinho inchado é sinal de que o cão está ferido ou doente. Descobrir qual é o problema com o animal e determinar as opções de tratamento pode ser estressante e confuso. Será que o canino precisa de cuidados veterinários? É uma emergência? Ou o problema é algo que pode-se tratar em casa? Com um exame básico, você pode avaliar o inchaço na área do nariz e da boca do seu cão e decidir o cuidado a ser tomado.

Instruções

Machucados, infecções ou alergias podem causar inchaço no focinho de um cão (chocolate lab dog nose image by Paul Retherford from Fotolia.com)
  1. Lave as mãos e coloque um par de luvas de látex para que possa examinar cuidadosamente o focinho do seu cão.

    Loading...
  2. Procure pus ou sangue no focinho e dentro da boca do seu cão. Com um pano e um antisséptico infantil suave (não pode ser um que arda ao aplicar), limpe cuidadosamente a sujeira, o sangue ou o pus que encontrar no focinho. Se o seu cão tem feridas de perfuração, faça pressão com um pano limpo até que o sangramento pare. Se o sangramento e o inchaço persistirem por mais de dez minutos, leve o cão a um veterinário. Pus e sangramento dentro da boca, bem como sinais de cárie dentária, podem indicar um abscesso. Isso é algo que você não deve tratar sozinho. Nesse caso, pare de examinar e leve o animal a um veterinário.

  3. Olhe com atenção e tente detectar sinais de picadas de insetos e cobras, se o seu cão não tiver um sangramento, pus ou uma ferida visível. Picadas de abelha criam um pequeno círculo inchado com um ponto vermelho ou preto no centro. Se o seu animal de estimação foi picado por uma abelha e está tendo uma reação alérgica, dê uma dose de um anti-histamínico, vendido sem prescrição. Dê a quantidade de doses orientada nas instruções da embalagem para menores de 12 anos. Picadas de cobras são caracterizadas por duas marcas vermelhas. Ele também pode mostrar sinais de morte do tecido, o que parece um hematoma. Se o cão tiver dificuldade para respirar a qualquer momento, ou se uma reação alérgica a uma picada de inseto não melhorar dentro de algumas horas depois do uso do anti-histamínico, ligue para um veterinário. Se vir sinais de picada de cobra, leve-o imediatamente ao veterinário mais próximo ou ligue para um serviço de ambulância para animais de estimação.

  4. Procure por sinais de contusões, se não encontrar algum sangramento, pus, ferida ou picada. Tente sentir a mandíbula e o crânio para verificar se há falhas ou quebras no osso. Se encontrar qualquer um desses problemas, leve o seu cão ao veterinário. Contusões simples podem ser tratadas em casa com a aplicação de um saco de gelo sobre a área lesada. Use a embalagem de gelo várias vezes ao dia, durante alguns minutos. Se os sintomas não melhorarem em poucos dias, leve o seu cão ao veterinário.

Loading...

Dicas

  • Não importa qual for o diagnóstico, o amor é sempre parte da cura. Dê muito carinho e atenção ao seu cão.
  • Mantenha o número do seu veterinário no mesmo lugar que mantém outros números de emergência, para que seja fácil de encontrar em uma crise.

Aviso

  • Se o seu cão tentar morder ou agir de modo mais agressivo do que o habitual, não tente analisá-lo. Leve-o a um veterinário imediatamente.

O que você precisa

  • Luvas de látex
  • Panos macios e limpos
  • Antisséptico tópico infantil
  • Anti-histamínico (de venda livre)
  • Embalagem de gelo

Referências

Loading ...
Loading ...