Como tratar uma pata inchada
cat's paw image by Patricia Hofmeester from Fotolia.com
Se as patas do seu animal de estimação mostrarem sinais de inchaço, examine a área e determine a causa. Na maioria dos casos, trate uma pata inchada em casa.
Step 1
Determine a gravidade. Um inchaço da pata do seu animal de estimação não é necessariamente indicativo de um problema grave. Em geral, o inchaço vai diminuir dentro de poucos dias. Se isso não acontecer ou se o pé estiver quente ao toque, parecer infectado e doloroso, chame seu veterinário imediatamente. Antibióticos podem ser necessários.
Step 2
Retire um objeto da pata. Se o inchaço foi o resultado de um objeto, como um espinho, considere imersão. Veterinários recomendam tratar a pata inchada com uma mistura de algumas colheres de um antisséptico de 2% e um litro de água fria. Deixe de molho por cerca de 12 minutos, três vezes por dia para evitar a infecção e aliviar a dor.
Step 3
Considere alergias. Assim como acontece com os seres humanos, se o animal é picado por uma abelha ou outro inseto, a pata pode inchar e infeccionar. Consulte o seu veterinário sobre dar ao seu cão ou gato um anti-histamínico.
Step 4
Perda de pelo. Se o inchaço é acompanhado de perda de pelo, a sarna vermelha pode ser a culpada. Ácaros adentram na pele de seu animal causando dor e sensibilidade. A sarna é difícil de tratar, mas a alimentação de seu animal de estimação com alimentos "de alta qualidade" pode ajudar. Complementar a dieta do seu gato ou cão com ácidos graxos também é recomendado.
Step 5
Agende uma consulta com o veterinário se a pata inchada parecer infectada. Há chances de que a ferida exija punção, limpeza e remédios.
Dica
- Bolsas de gelo aplicadas durante cinco minutos desde o início do inchaço e em intervalos de três horas depois disso são eficazes.
- Se o animal de estimação não gostar de ficar com as patas molhadas, sature um pano com a solução antisséptica e coloque-o sobre o inchaço por cerca de oito minutos. Repita várias vezes ao longo do dia.
- Seu cão só deve tomar aspirina tamponada. A aspirina comum pode ser fatal. Nunca dê ao animal de estimação medicamentos sem orientação.
Advertência
- Ligue para o veterinário se notar que: patas múltiplas estão inflamadas; o animal esteve recentemente em uma briga; a área inchada é mole; o cão ou gato está tendo dificuldade para se locomover; o animal de estimação está mancando; mais do que um membro está sendo arrastando ou está em uma posição desajeitada; dedos, pés ou pernas estão inflamados; alguns pelos de seu gato ou cachorro estão irregulares; seu animal lambe ou morde as patas; as unhas aparecem quebradas ou rachadas e exibem sinais de hemorragia; as almofadas das patas estão cortadas ou com bolhas e mostram sinais de queimaduras e tumores; ou o animal demostra sensibilidade quando muda de posição.
Sobre o Autor
This article was created by a professional writer and edited by experienced copy editors, both qualified members of the Demand Media Studios community. All articles go through an editorial process that includes subject matter guidelines, plagiarism review, fact-checking, and other steps in an effort to provide reliable information.
Créditos Fotográficos
cat's paw image by Patricia Hofmeester from Fotolia.com