Como tratar uma pata inchada

••• cat's paw image by Patricia Hofmeester from Fotolia.com

Se as patas do seu animal de estimação mostrarem sinais de inchaço, examine a área e determine a causa. Na maioria dos casos, trate uma pata inchada em casa.

Passo 1

Determine a gravidade. Um inchaço da pata do seu animal de estimação não é necessariamente indicativo de um problema grave. Em geral, o inchaço vai diminuir dentro de poucos dias. Se isso não acontecer ou se o pé estiver quente ao toque, parecer infectado e doloroso, chame seu veterinário imediatamente. Antibióticos podem ser necessários.

Passo 2

Retire um objeto da pata. Se o inchaço foi o resultado de um objeto, como um espinho, considere imersão. Veterinários recomendam tratar a pata inchada com uma mistura de algumas colheres de um antisséptico de 2% e um litro de água fria. Deixe de molho por cerca de 12 minutos, três vezes por dia para evitar a infecção e aliviar a dor.

Passo 3

Considere alergias. Assim como acontece com os seres humanos, se o animal é picado por uma abelha ou outro inseto, a pata pode inchar e infeccionar. Consulte o seu veterinário sobre dar ao seu cão ou gato um anti-histamínico.

Passo 4

Perda de pelo. Se o inchaço é acompanhado de perda de pelo, a sarna vermelha pode ser a culpada. Ácaros adentram na pele de seu animal causando dor e sensibilidade. A sarna é difícil de tratar, mas a alimentação de seu animal de estimação com alimentos "de alta qualidade" pode ajudar. Complementar a dieta do seu gato ou cão com ácidos graxos também é recomendado.

Passo 5

Agende uma consulta com o veterinário se a pata inchada parecer infectada. Há chances de que a ferida exija punção, limpeza e remédios.

Mais recentes

×