Como tratar uma picada de abelha que está inchada e coçando

Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images

Quando uma abelha pica, ela libera toxinas em sua pele que podem resultar em uma série de sintomas. Alguns efeitos colaterais são leves e outros graves, até mesmo fatais. O grau em que você reage a uma picada irá depender do fato de ser ou não alérgico a abelhas. Uma alergia severa pode causar pulso rápido ou fraco, extremo inchaço, dificuldade em respirar, inchaço da língua e garganta, dor de estômago, tonturas, desmaios e perda de consciência. Desenvolver inchaço e coceira não é incomum, mas você deve consultar seu médico antes que o auto-tratamento gere sintomas mais graves.

Step 1

Retire o ferrão de sua pele. Ele se parece com um pequeno ponto ou espinho preto. Raspe o ferrão usando a borda de um cartão de crédito ou sua unha. Se você não tiver um cartão de crédito ou uma unha longa o suficiente para libertar o ferrão de sua pele, use pinças. Evite apertar o saco de veneno que está ligado ao ferrão, caso contrário, você irá liberar mais veneno.

Step 2

Lave a área da picada de abelha com sabão neutro e água morna. Enxágue com água fria e seque com uma toalha de papel.

Step 3

Neutralize o veneno da picada de abelha com a aplicação de uma bola de algodão embebida em amaciante de carne. Se não tiver amaciante de carne, faça uma pasta com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de água. Deixe o amaciante ou o bicarbonato de sódio durante 20 minutos.

Step 4

Mantenha um saco de gelo sobre a área para entorpecê-lo. Deixe-o durante dez a 20 minutos. Reaplique dependendo da intensidade da dor.

Step 5

Aplique o creme de hidrocortisona ou loção de calamina para aliviar o inchaço, coceira e vermelhidão.

Step 6

Tome um anti-histamínico oral que contenha ou difenidramina, clorfeniramina ou se a coceira ou incômodo persistirem. Tome paracetamol ou ibuprofeno para aliviar a dor .

×