Como tratar unhas do pé encravadas com remédios caseiros

••• Author:ILAMETH - Image used courtesy of wikipedia, and is in the Public Domain

Unha encravada é o termo mais comum para a doença ungueal chamada onicocriptose. Essa condição dolorosa afeta principalmente o dedão, quando um ou ambos os lados da unha comprime-se no interior da pele adjacente ou leito ungueal, causando a inflamação. A não ser que se adotem medidas precocemente e sejam prestados os cuidados apropriados, uma unha do pé encravada pode levar à infecção, caso em que o dedo afetado ou a base ungueal avermelha-se ou incha, muitas vezes com pus e secreção aquosa sanguinolenta. Continue lendo para se informar sobre como tratar um caso leve de unha encravada com remédios caseiros.

Soltando a unha de sua incrustação no leito ungueal

Passo 1

Ponha uma rodela pequena de limão contra o dedo e fixe-a com bandagem adesiva ou gaze. Calce uma meia por cima para prender a rodela de limão em posição.

Passo 2

Deixe a rodela de limão em seu dedo por uma noite. Isso ajudará a amolecer a pele de modo a soltar a unha.

Passo 3

Levante a unha solta delicadamente na manhã seguinte. Enrole um pouco de algodão em formato de charuto e insira-o entre a unha e a pele. Troque todos os dias até a unha se curar.

Use sulfato de magnésio e antisséptico leve

Passo 1

Despeje água morna em uma bacia e dissolva o sulfato de magnésio nela. Mergulhe seu pé afetado por 15 a 30 minutos em água salgada e morna. Faça isso pelo menos de duas a três vezes ao dia.

Passo 2

Agite o dedo para secar e mantenha-o o mais seco possível o dia todo. Aplique um pouco de água oxigenada à unha encravada e na pele circundante. Essa substância é um antisséptico leve, bem adequado para infecções menores, e pode ser substituída por iodo.

Passo 3

Cubra o dedo com gaze ou bandagem para impedir a disseminação das bactérias e assim minimizar o risco de aumentar a infecção.

Prevenção de unhas encravadas

Passo 1

Evite sapatos de saltos altos; se tiver que usar sapatos, favoreça os de saltos baixos com pontas largas e mais espaçosas. Use apenas meias brancas. O corante de meias coloridas e de outras roupas de baixo pode escorrer e entrar em contato com a ferida, causando mais complicações.

Passo 2

Apare as unhas corretamente. Corte-as de forma reta, não em curvatura. Você pode lixar as margens agudas, se necessário. Não corte as unhas mais curtas que o dedo, mas nivele-a com a sua ponta. Isto evita o crescimento dentro da pele do dedo, tendo em vista que o peso corporal aplica pressão ao pé.

Passo 3

Ande descalço o máximo possível em vez de usar sapatos ou meias. Isso permite o fluxo livre do ar, o que ajudará a impedir mais crescimento bacteriano. As bactérias aumentam rapidamente em ambiente úmido e quente, por isso não se recomenda o uso de sapatos fechados devido ao dedo afetado.

Mais recentes

×