Por que travesseiros ficam amarelados?

Conforme o tempo passa, um travesseiro branco pode apresentar uma cor amarelada

childrensfurniture.co.uk

Um dos motivos mais comuns para o amarelamento dos travesseiros é o suor. O corpo produz suor para regular sua temperatura. Até mesmo durante o sono, o corpo não para de produzir suor, visando manter uma temperatura ideal. Dependendo do tipo de material da fronha do seu travesseiro, o suor pode acabar atravessando o tecido. Conforme o suor seca, uma mancha amarela pode se formar no travesseiro.

Fluidos corporais

Exposição ao sol

Expor o travesseiro branco à luz solar por longos períodos de tempo também pode fazer com que fique amarelado. Tecidos brancos fabricados têm tendência a conter uma camada de agentes branqueadores fluorescentes para dar uma aparência mais branca. Ao refletir sobre o tecido, a luz solar quebra esses materiais. Isso expõe a cor verdadeira do tecido por baixo desses agentes branqueadores, aparentando estar amarelado em comparação à camada externa.

Quebra do produto

Outro tipo de camada externa utilizada em travesseiros para dar uma aparência mais branca é um clareador óptico. Assim como os agentes branqueadores citados acima, essa camada pode ser quebrada pela luz solar, mas também se desfaz com o tempo. Por isso que muitos travesseiros mais velhos têm tendência a ficarem amarelados, mesmo após lavados.

Oxidação

A oxidação pode também fazer com que um travesseiro fique amarelado com o passar do tempo. Ela ocorre quando o tecido é exposto ao oxigênio. Essa reação pode fazer com que o tecido do travesseiro se torne cinza, amarelo ou uma mistura de ambas as cores depois de algum tempo.

eHow Brasil
×