Como treinar um Border Collie para pastorear o gado
Digital Vision./Digital Vision/Getty Images
Você tem um border collie que deseja treinar para pastorear o gado, mas não sabe exatamente como fazê-lo? Embora existam profissionais especializados nesse tipo de adestramento, essa opção pode ser cara e não é necessário. Com prática e paciência, você mesmo pode treinar o seu cão.
Step 1
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Antes de tudo, determine se o seu cão é um pastor ou um caçador, pois isso ajudará a definir quanto tempo de treinamento será necessário. Um olhar fixo hipnótico, uma postura mais agachada e uma movimentação que lembra cobras são características dos cães pastores. Já os caçadores, simplesmente gostam de perseguir e mordiscar o rebanho para fazê-lo mover-se à formação. O adestramento é mais fácil se o seu border collie é um pastor, uma vez que eles são amplamente guiados pelo instinto. Se não for o caso, esteja preparado para ser paciente e trabalhar um pouco mais. A quantidade de treinamento necessária dependerá da inteligência e da capacidade natural do seu cão, além das suas habilidades como adestrador.
Step 2
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images
Familiarize-se com os termos de treinamento. Os comandos específicos utilizados em pastoreio são:
Flanco Ultrapassar Buscar Conduzir Curral Cercado Vai / Venha Longe de mim Firme
Levanta Lá Descansa Atenção Volte
Você também pode usar seus próprios termos ou frases.
Step 3
Digital Vision./Digital Vision/Getty Images
Comece o treinamento, permitindo o seu cão para flanquear (ou ficar atrás) do gado e movê-lo em um grupo. Não apresse-o, mas fique atento para ter certeza de que ele não está machucando os animais e que está tentando encurtar a distância entre ele e o rebanho.
Step 4
Ensine seu cachorro a andar em sentido horário e anti-horário (ou "venha" e "longe"). Isso ensina como mover o rebanho e como os animais reagem quando conduzidos.
Step 5
Pratique com seu cão para ele aprender o ritmo adequado e a distância necessária para fazer o gado andar em grupo e movê-lo para o destino desejado. Se o seu border collie precisar ser corrigido, repreenda-o fisicamente (e não verbalmente), pois, dessa maneira, eles aprendem mais rápido.
Step 6
Seja firme com os comandos e com o seu cão. Border collies são inteligentes e não responderão a um líder inseguro. Use uma voz forte e firme, mas não ameaçadora. Seu cão deve se acostumar a ter você como um treinador e a voltar para perto de você sem medo de ser punido por possíveis erros.
Mais Artigos
Como determinar a frequência cardíaca de um cão→
Como acalmar um husky siberiano hiperativo→
Personalidade e treinamento de gatos tricolores→
Como ensinar seu gato a ser um bom caçador de ratos→
O que é um mestiço de pastor alemão e boiadeiro australiano?→
Quando o Labrador está pronto para cruzar?→
Referências
Dica
- Seja paciente e use elogios quando seu cão obedecer os comandos.
Advertência
- Jamais puna seu animal por voltar até você, pois isso irá confundi-lo.
- Não fique frustrado, pois isso atrapalha o aprendizado do cão.
Sobre o Autor
Mary M. Kolar-DeNunzio is a native of northeast Ohio currently living in Cleveland. A freelance writer since 2007, her articles have appeared in "Ancestry," "Body & Soul," "Feis America" and "Irish Dance and Culture" magazines, as well as online at More.com. Kolar-DeNunzio holds a Bachelor of Arts in psychology from Youngstown State University.
Créditos Fotográficos
Digital Vision./Digital Vision/Getty Images