Como fazer um trinado em um clarinete

•••

Tocar um trinado em um clarinete pode ser algo difícil de se fazer para um iniciante. Porém, com alguma prática é possível realizá-lo corretamente. Siga esses passos para aprender a fazer um trinado em seu clarinete.

Passo 1

Entenda a definição de trinado. Um trinado é uma alternação entre duas notas musicais diferentes. Ele é geralmente rápido e pode ser feito entre notas com diferença de meio e um tom completo.

Passo 2

Determine se o trinado que deseja tocar é de meio ou de um tom. Trinados de meio tom são entre duas notas separadas por meio tom. Um exemplo destes é o trinado de G (sol) a G# (sol sustenido). Já um trinado de um tom completo é entre duas notas separadas por um tom. Para exemplificar, um trinado de G até A (lá) possui um tom.

Passo 3

Veja quais os dedilhados corretos para realizar o trinado em seu clarinete. É possível consultar tabelas de dedilhado para escolher os dedilhados apropriados (Veja o link em "Referências").

Passo 4

Pratique a técnica de trinado. No começo, realizá-lo pode ser uma tarefa difícil, mas com um certo tempo e prática você aprenderá naturalmente.

Passo 5

Considere o uso de dedilhados alternativos para ajudá-lo a tocar um trinado. Usar as teclas laterais do clarinete para facilitar o trinado é um exemplo de um dedilhado alternativo. É possível utilizar uma tabela de dedilhados para entender melhor.

Mais recentes

×