×
Loading ...

Como trocar as palmilhas de um calçado

Manter um sapato muito querido em boas condições requer um certo esforço e manutenção. Tênis precisam ser escovados e limpados regularmente e os sapatos de couro precisam ser engraxados para manter o material. Mesmo que menos óbvio, trocar as palmilhas pode ser importante, pois elas dão o conforto dos pés e se desgastam antes do calçado. Saber como trocá-las estende o uso do sapato dramaticamente.

Instruções

Palmilhas algumas vezes são mais difíceis de trocar em sapatos macios (Martin Poole/Lifesize/Getty Images)
  1. Examine a borda da palmilha com as pontas dos dedos para julgar se é presa por um adesivo. Levante a sola interna, se não estiver colada. Neste caso, use um estilete para cuidadosamente removê-la. Sapatos macios são mais passíveis de ter as solas grudadas.

    Loading...
  2. Escorregue a palmilha de reposição dentro do sapato, para checar se serve corretamente. Se estiver usando uma peça do mesmo fabricante, deve servir sem modificações, mas pode ser preciso cortar algumas palmilhas para que se alinhe perfeitamente.

  3. Remova a palmilha de reposição do sapato e, se necessário, corte usando um estilete ou uma tesoura. Coloque de volta e teste com o pé para assegurar que obteve um bom encaixe. Repita o processo com o outro par do sapato.

  4. Espalhe um pouco de cola de sapateiro no lado interno da palmilha de reposição. Para melhores resultados, espalhe o adesivo em três partes: um abaixo do arco, outro no calcanhar e um nos dedos.

  5. Recoloque a palmilha no sapato, posicionando-a cuidadosamente antes de pressionar o adesivo no lugar. Aperte firmemente cada área coberta por cola para assegurar que faça bom contato com a sola. Faça o mesmo com a outra palmilha.

  6. Espere de 24 a 48 horas antes de usar o sapato novamente, de forma que tenha tempo para secar e ficar resistente. Cheque o rótulo da cola para saber o tempo de secagem.

Loading...

Dicas

  • Palmilhas originais devem ser pedidas ao fabricante, de forma que pode levar algum tempo para obtê-las. É uma boa opção pedir antes, assim você as terá à mão quando precisar trocar.
  • Se comprar palmilhas de reposição, lembre-se de procurar uma marca com a mesma espessura da original. Muitas possuem acolchoamento extra, mas podem ser contraproducentes se tornarem o sapato muito apertado.

O que você precisa

  • Estilete
  • Palmilha de reposição, de mesma marca ou similar
  • Tesoura
  • Cola de sapateiro

Referências

Loading ...
Loading ...