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Tutorial de Kung Fu Shaolin

Os monges do mosteiro Shaolin, na província de Henan, China, fundado em 495 d.c, desenvolveram o kung fu com base nos combates marciais da casta dominante da Índia. O kung fu começou com um conjunto de atividades de fortalecimento para aumentar a saúde dos monges, que traduziam os textos budistas. A partir desse conjunto de exercícios, os monges criaram o kung fu como uma defesa contra forasteiros que viessem tentar atacar o templo. Você pode seguir os passos desses monges praticando as versões modernas de suas posições.

Instruções

A posição abaixada pode aumentar a força das pernas (young woman in kimono attend yoga with laptop image by Anatoly Tiplyashin from Fotolia.com)

    Posição lótus

  1. Fique em pé com os pés juntos e suas mãos no quadril.

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  2. Prenda seu pé direito por trás da sua perna esquerda. Coloque o peito do seu pé direito por trás do joelho esquerdo, acima da panturrilha.

  3. Abaixe-se, de forma ereta, de modo que a sua perna direita fique paralela ao chão. Mantenha suas costas eretas e seu queixo para cima.

    Posição abaixada

  1. Fique com os pés juntos e as mãos no quadril.

  2. Gire o seu pé direito em 45º.

  3. Dê um passo à esquerda com sua perna esquerda. Deixe o pé esquerdo apontado para baixo. Mantenha seu joelho direito alinhado com o dedão direito.

  4. Abaixe-se de modo que sua virilha fique a 15 cm do chão. Mantenha suas costas eretas e sua cabeça erguida.

    Chute ascendente

  1. Fique em pé com os pés juntos e suas mãos no quadril.

  2. Dê um passo à frente com seu pé esquerdo de modo que seus pés fiquem afastados na largura do seu ombro. Dobre levemente seu joelho esquerdo. Aponte o pé esquerdo diretamente para a frente.

  3. Chute com seu pé esquerdo para frente, com o joelho totalmente estendido. Dobre seu pé para cima em direção ao seu queixo.

  4. Faça contato com o calcanhar na altura do estômago.

    Soco lateral

  1. Fique em pé com os pés juntos e seus punhos colocados à sua lateral, ao nível da cintura, com os pulsos voltados para cima.

  2. Dê um passo para frente com o pé direito de modo que seus pés fiquem afastados na largura do seu ombro. Abaixe-se deixando seus joelhos paralelos ao chão.

  3. Soque para a direita com seu punho direito. Gire seus pulsos para baixo antes de fazer contato com o oponente. Durante o soco, gire sua cabeça olhando na direção dele.

  4. Mantenha suas costas eretas e o queixo erguido. Mantenha seus ombros alinhados ao fazer contato. Não estenda totalmente seu braço.

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Dicas

  • Pratique as manobras em ambos os lados do corpo. Para isso, apenas substitua no texto os comandos "direita" e "esquerda".

Aviso

  • As técnicas de artes marciais devem ser realizadas após alongamento. A ausência deste pode resultar em danos aos músculos e ligamentos.

Referências

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