Como saber quando uma vaca está pronta para parir

••• Digital Vision./Digital Vision/Getty Images

É importante saber os sinais de aviso que indicam que uma vaca está pronta para parir. Ficar alerta a esses sinais pode ajudar a estar preparado para o processo de parto, sendo que ainda aumentará as chances de um novilho nascer de forma saudável e segura. Se você nunca participou de um nascimento de um novilho, você deve consultar um especialista para assistência na primeira vez.

Passo 1

Examine as tetas da vaca. Logo antes do parto, muitas vacas vão apresentar um inchaço e um aperto nas tetas. Isso pode não acontecer em todas as circunstâncias, mas é um bom indicador de que a sua vaca está pronta para parir.

Passo 2

Fique atrás da vaca e dê uma olhada na vulva dela. Antes dela parir, a vulva começará a ceder e será notada balançando enquanto a vaca caminha.

Passo 3

Procure na vaca sinais de inquietação e isolamento. Uma vaca que se separa do rebanho ou continuamente se deita e se levanta novamente, pode estar perto de parir.

Passo 4

Esteja atento a qualquer outro sinal de aflição. Toda situação de parto é diferente e toda vaca lida com isso de forma diferente. Se você tem uma vaca prenha que, de repente, começa a agir de forma estranha, pode ser melhor separá-la do resto do rebanho e prepará-la para o processo de parto.

Mais recentes

×