×
Loading ...

Vantagens e desvantagens da corrente contínua e alternada

A energia entregue através de dispositivos de armazenamento, como baterias, é feita através de corrente contínua (DC), enquanto a gerada por usinas elétricas usam corrente alternada (AC). Os conectores positivos e negativos de baterias DC enviam a tensão em uma direção, com os elétrons carregados negativamente sendo atraídos pelo conector positivamente carregado do outro lado do fio, e vice-versa, assim, mantendo-se positivo e negativo durante todo o tempo. Nas transmissões AC, a energia fluí em ambas as direções, o que significa que os terminais mudam suas polaridades de acordo com a direção do fluxo de energia. A frequência a qual a corrente alternada muda de direção é medida em Hertz (Hz). No Brasil, a corrente é enviada usando uma frequência de 60 Hertz.

Usina elétrica (Vera Tomankova/iStock/Getty Images)

Transformação de tensão

Uma grande vantagem que a eletricidade AC possui sobre a DC é a possibilidade de sua transformação a partir de um nível de alta tensão para um de baixa tensão, usando um aparelho conhecido como transformador. Os cabos usados para transmitir eletricidade por longas distâncias resistem a esse fluxo, logo, altas tensões devem ser usadas para forçar a eletricidade por eles. Essas tensões podem ser perigosamente altas caso cheguem em ambientes caseiros ou comerciais, logo, os transformadores são usados para reduzi-las antes da eletricidade ser entregue ao usuário final. No Brasil, a eletricidade é entregue aos usuários em diferentes tensões, 127 v (comumente chamado de 110 v) ou 220 v, dependendo da região; existe também a tensão de 380 v, restrita a algumas cidades interioranas.

Loading...
Fios de energia (Andy Sotiriou/Photodisc/Getty Images)

Resistência

Os cabos são menos resistentes em corrente contínua para que tensões menores possam ser usadas para enviar energia através deles, mas menos resistentes que os requeridos pela transmissão alternada para percorrer a mesma distância. Entretanto, para distâncias percorridas pela energia AC das usinas até os usuários finais, a resistência de cabos para corrente contínua seria muito mais alta que esses usuários precisam e o processo para reduzi-la é muito mais complexo e caro que a de sua contraparte.

Cabos coloridos (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Reatância

Quando a eletricidade flui por um cabo, ela gera um campo eletromagnético e quando a corrente muda, como ocorre com a corrente alternada, um campo eletromagnético contrário é produzido; agindo como uma resistência à eletricidade que está sendo transmitida. Isso significa que a transmissão de eletricidade em AC perde energia devido a resistência e a reatância. Como a energia transmitida em DC nunca muda de direção, ela não está sujeita a esse tipo de perda de energia.

Eletricidade no cabo (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...