Vantagens e desvantagens de disjuntores e fusíveis
Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images
Os disjuntores e fusíveis são dispositivos de segurança importantes em qualquer instalação elétrica. Embora eles desempenhem a mesma função, existem vantagens e desvantagens em cada um.
Fusíveis
Um fusível contém um filamento que derrete quando exposto a uma corrente anormalmente alta, interrompendo o circuito. Porém, eles só podem ser utilizados uma vez e devem ser substituídos.
Disjuntores
Um disjuntor é um interruptor mecânico que "desarma" quando falhas de corrente são detectadas e pode ser reativado, quando necessário.
Custo
Visto que o disjuntor é um dispositivo mecânico complexo, utilizá-lo em um quadro elétrico é mais caro do que usar fusíveis.
Defeito
Quando um fusível fica defeituoso, ele pode simplesmente ser desenroscado e substituído por outro do mesmo tipo, desde que você tenha um sobressalente à mão. Se um disjuntor der defeito, você terá que o remover e instalar um novo.
Erro humano
Ao substituir um fusível, você precisa ter cuidado para garantir que o substituto seja adequado à mesma quantidade de corrente. Usar um fusível que suporta muita corrente causa risco de incêndio e usar um que suporte menos corrente pode fazê-lo estourar precocemente.
Mais Artigos
Que materiais são usados para fazer um carro?→
O que causa o estufamento de capacitores eletrolíticos?→
A entrada HDMI da minha Sony Bravia não funciona→
Como usar a reserva da bateria do celular →
Como solucionar problemas em um fio de pisca-pisca→
Como consertar um carregador de notebook que faz barulho→
Sobre o Autor
Milton Kazmeyer has worked in the insurance, financial and manufacturing fields and also served as a federal contractor. He began his writing career in 2007 and now works full-time as a writer and transcriptionist. His primary fields of expertise include computers, astronomy, alternative energy sources and the environment.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images