Vantagens e desvantagens de uma ponte suspensa
A base da ponte suspensa está no projeto antigo da ponte de corda Inca. No mundo moderno, a maior é a Ponte Akashi Kaikyo, no Japão, que se estende por 3.911 metros.
Vantagens econômicas
A área atravessada por uma ponte de suspensão é muito grande em proporção à quantidade de material necessário para sua construção.
Vantagens de altura
Construído sobre cursos de água, as pontes podem ser construídas em posições mais altas, permitindo a passagem de navios altos sem problemas sob a ponte.
Vantagens de construção
Durante a construção, os suportes centrais temporários não são necessários e o acesso à construção não é feito por baixo. Isso significa que as estradas movimentadas e hidrovias não precisam ser interrompidas.
Vantagens e desvantagens de flexibilidade
A flexibilidade das pontes suspensas lhes permite flexionar sob a ação dos ventos e dos terremotos. Elas, porém, podem ser instáveis em condições extremamente turbulentas. Assim, casos extremos requerem a interdição temporária da ponte.
Desvantagens de fundação
Quando construída em terreno macio, as pontes suspensas exigem um extenso e caro trabalho na fundação para combater os efeitos da carga pesada nas torres.
Cargas pesadas
A flexibilidade pode ser uma desvantagem para as pontes suspensas, pois poderá balançar sob cargas pesadas concentradas. Essas pontes não são geralmente usadas para travessias ferroviárias regionais que transportam cargas máximas de peso, causando avarias adicionais à ponte.
Referências
Sobre o Autor
Paul Cartmell began his career as a writer for documentaries and fictional films in the United Kingdom in the mid-1990s. Working in documentary journalism, Cartmell wrote about a wide variety of subjects including racism in professional sports. Cartmell attended the University of Lincoln and London Metropolitan University, gaining degrees in journalism and film studies.