Como calcular a carga suportada por uma viga de aço

••• Comstock/Comstock/Getty Images

Vigas de aço são usadas em construções para suportar cargas elevadas sobre grandes estruturas. A quantidade de carga que uma viga pode suportar é determinada através do seu tipo, tamanho, posição da carga e extensão. A capacidade suportada por cada viga é determinada em laboratórios que realizam testes de resistência e depois publicam os resultados. As cargas permitidas são definidas por códigos da construção local. Trabalhar dentro dos limites da viga é importante para construções de estruturas sólidas.

Passo 1

Determine se a viga vai ser utilizada de forma centralizada ou em coluna. As vigas centralizadas são posicionadas na horizontal e suportam andares em toda a sua extensão. As vigas em colunas são instaladas verticalmente e tipicamente utilizadas para suportar cargas no centro da viga em uma localização específica.

Passo 2

Determine através dos projetos da construção quantos andares a viga suportará. Este será o número de andares que estarão acima da viga.

Passo 3

Cheque a medidas de cada viga. Encontre a página de aplicações de vigas e de andares suportados.

Passo 4

Olhe para baixo na coluna da extrema esquerda e veja o tipo de viga que você tem. Vigas são classificados pela sua forma, largura de flange e comprimento. A medição comum é "W6x13,5". Esta é uma viga flangeada com uma largura de 6 cm e pode suportar 13,5 kg por metro.

Passo 5

Procure na coluna informações sobre as propriedades da estrutura da viga. "Lc" é a extensão máxima permitida entre dois suportes.

Passo 6

Multiplique o comprimento da viga pela sua capacidade de carga por metro. Este é o segundo número nas especificações. Se a viga for projetada para suportar 13,5 kg por metro e a carga estender-se por 3 metros, poderá suportar uma carga total de 41 kg.

Mais recentes

×