×
Loading ...

Vantagens e desvantagens do princípio da virtude

A virtude é valorizada no cristianismo e também em outras religiões, e significa adesão à moralidade. A moralidade é um código de conduta comum para as pessoas racionais que identifica as ações boas e as proibidas. A melhor maneira de ver as vantagens e desvantagens da virtude é através do exame do proponente central da virtude, o cristianismo, e seu adversário mais vocal, Friedrich Nietzsche, um filósofo do século XIX.

A ideia de virtude é concentrada no valor do indivíduo (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Cristandade

A base para a moralidade de Jesus Cristo é uma crença no valor de cada ser humano e na empatia entre todos os indivíduos. Os conceitos são simples, exigindo que os cristãos tratem os outros como gostariam de ser tratados, para estender o amor a todos, sem atenção ao ganho pessoal ou ao bem-estar e sacrificando tudo por alguém, de bom grado.

Loading...

Nietzscheísmo: ser humano como predador

Kelley L. Ross, Ph.D, professor emérito de filosofia na Los Angeles Valley College, afirmou que "a vida de Nietzsche, no entanto, é vermelha em dentes e garras, e a forma mais admirável e interessante da vida é o triunfante predador darwiniano, que, em geral, é paradigmático de beleza, graça, força, inteligência e atividade, enquanto vive fora dos rebanhos de herbívoros menos inteligentes, ou seja, os sem graça e os bovinos. Isso é um desempenho que também é terrível e horrível em relação aos usos que as idéias de Nietzsche foram posteriormente empregadas, e para o qual ele não pode e não quer se importar em escapar da culpa".

As ideias de Nietzsche foram a base para as ações dos alemães nazistas da Segunda Guerra Mundial. A crença mais convincente do imoral ou amoral é que os seres humanos podem ser reduzidos em valor, e que os fracos, que não podem evitar a sua exploração, são justamente prejudicados pelos fortes. Pode até ser um sacrilégio, o amoral ou imoral afirmaria, mas se o Senhor não queria que eles fossem tosados, Ele não teria feito deles ovelhas.

Vantagens da virtude

As vantagens da virtude dependem da definição dos seres humanos apresentadas por cristãos e centradas na crença de que os seres humanos devem existir como iguais em famílias, grupos, parentescos, populações e nações. A existência ao lado de outros indivíduos requer um código de crenças que ajude cada indivíduo a viver bem em sociedade. O cristão afirma que, se todos trabalham em conjunto com lealdade e respeito, o grupo pode prosperar e cada indivíduo dentro do grupo também pode prosperar. Como não há suspeita ou conivência escondidas no grupo, ele é mais produtivo e eficiente. Nenhum recurso tem que ser gasto ao fazer cumprir as leis ou encarcerar os criminosos. Um subconjunto importante dessa crença é a confiança universal que cada indivíduo será melhor a longo prazo se tudo estiver melhor, e que ninguém pode ser sacrificado para a melhoria de todos.

Desvantagens da virtude

A definição de um ser humano que Nietzsche estendeu admite um valor variável entre as pessoas. Alguns são superiores e alguns inferiores. Ele declarou uma desvantagem das virtudes, quando disse que era imoral para os indivíduos e para raças ser privado por raças inferiores ou indivíduos superiores, e que os recursos mantidos pelos inferiores deveriam, por direito, pertencer aos superiores. Ele argumentou que os indivíduos superiores entre nós estão sendo mantidos a partir de sua justa recompensa e todo o seu potencial através da diluição de suas energias na melhoria dos indivíduos inferiores. A virtude retém aqueles poucos indivíduos superiores e os obriga a se misturar com o rebanho do comum e sem graça.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...