Como fazer um verniz fosco transparente com a adição de talco

••• Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

A maioria dos projetos caseiros possui pelo menos algum erro. Alguns comuns de acontecer são seguir instruções incorretamente, subestimar o tempo de trabalho ou não ter os materiais necessários à mão, o que pode gerar a necessidade de uma visita frustrante à loja de ferramentas mais próxima. Entretanto, em algumas situações, pode-se contornar o problema. Por exemplo, não ter nenhum verniz fosco transparente para revestimento pode não ser um problema, se tiver talco em pó. O verniz brilhante combinado com o talco em pó cria a aparência fosca e lisa desejada sem muito esforço.

Passo 1

Transfira o verniz brilhante para a tigela transparente, que pode ser de plástico ou vidro. A transparência da tigela permite que você veja o verniz e monitore os efeitos do talco em pó nele. Um recipiente colorido pode impedir que veja o quão uniforme o verniz está ficando, conforme o talco em pó for adicionado.

Passo 2

Adicione o talco em pó devagar na tigela e, simultaneamente, misture o verniz transparente e o talco, com um misturador de tinta. Durante a adição de talco, mantenha-se atento ao verniz, pois, quanto mais adicionar talco, mais a aparência do verniz fica uniforme. Pare de adicionar talco quando o verniz transparente atingir a aparência fosca que você deseja.

Passo 3

Aplique o verniz em um pedaço de sucata, a fim de determinar se aquela é a aparência que você deseja. Por exemplo, suponha que aplicará o verniz a um convés de madeira. Para testar como ficará o produto final, aplique o verniz antes em um pedaço de madeira.

Passo 4

Caso a aparência ainda esteja muito brilhante, adicione mais talco ao verniz. Teste novamente e, quando finalmente estiver com a aparência uniforme e fosca desejada, use-o em seu projeto.

Mais recentes

×