Como fazer vulcões de gesso

Digital Vision./Photodisc/Getty Images

O vulcão artesanal é um projeto divertido usado em escolas para mostrar como um vulcão funciona ou em casas como um objeto educacional. Vulcões são formados com papel machê, massa de modelar ou gesso. O gesso é a melhor opção para o projeto porque seca rapidamente e ainda fica suave para tocar, podendo ser remodelado novamente se necessário. Assim que terminar, o vulcão poderá ser ativado, embora seja melhor fazer isso fora de casa.

Step 1

Corte a caixa para que fique apenas um disco com 5 cm de borda em volta de todos os lados.

Step 2

Cubra a garrafa com a sacola plástica. Isso ajuda a prevenir que o gesso grude na garrafa, para que possa ser movida. Coloque a garrafa no meio da caixa.

Step 3

Corte o excesso do papelão em tiras de 5 cm de comprimento. Use as tiras para formar uma tenda do topo da garrafa até o fundo da caixa. Cole tudo no lugar com a fita. Use fitas horizontais para firmar a tenda.

Step 4

Faça bolas com os jornais e encha a tenda com elas para ajudar a manter seu formato.

Step 5

Corte 15 folhas de papel toalha em tiras de 5 cm.

Step 6

Misture o gesso de acordo com as instruções do pacote, geralmente é 2 copos de gesso com 1 de água.

Step 7

Molhe o papel toalha no gesso e coloque as tiras sobre a tenda para formar a parte de fora do vulcão. Continue o processo até que esteja completamente coberto.

Step 8

Pinte a parte de fora do vulcão com a tinta guache para obter os resultados desejados. O gesso seca rápido, por isso pode pintar pouco depois de terminar.

Step 9

Retire um pouco da garrafa do vulcão e encha quase até o topo com água. Adicione 5 gotas de sabão em pó diluído, 2 colheres de bicarbonato de sódio e coloque a garrafa no lugar. Despeje 2 colheres de vinagre na garrafa para criar a erupção.

×