Como usar WD-40 para remover ferrugem

••• rust image by hazel proudlove from Fotolia.com

A ferrugem é o produto de uma reação química entre o ferro e o oxigênio. Quando uma molécula de oxigênio entra em contato com uma de ferro, forma-se o óxido de ferro, ou ferrugem, sendo mais que algo desagradável. Se não for tratada, ela pode arruinar qualquer objeto que afetar. Como o processo de corrosão continua, mais metal é exposto a ela, que normalmente enfraquece a estrutura ao ponto no qual se esfarela ou é inutilizada. Ao descobrir ferrugem em um objeto valioso, é importante removê-la assim que possível. O WD-40 pode ajudar nessa tarefa.

Passo 1

Borrife a superfície enferrujada com WD-40 suficiente para ensopar bem o local. Em seguida, deixe-o de molho por 10 minutos antes de prosseguir. Esse produto funciona quebrando as ligações entre o metal e a ferrugem e por isso precisa de um pouco de tempo para alcançar melhores resultados.

Passo 2

Use uma escova de aço na superfície ensopada com WD-40. Com a ferrugem solta a escova pode remover a maioria da corrosão. Esfregue a superfície até que você se satisfaça com a remoção da maioria da ferrugem.

Passo 3

Borrife o WD-40 novamente na superfície e deixe-o de molho novamente, de cinco a dez minutos.

Passo 4

Use a lixa para remover qualquer ferrugem restante. Você pode usar a de granulação 120 a 160 para a ferrugem moderada e a de 80 ou menos para a mais pesada e severa. Enquanto lixa, certifique-se de remover toda a ferrugem possível. Se deixar alguma, ela reaparecerá em algum ponto da extensão.

Passo 5

Reaplique o WD-40 quando necessário em locais de ferrugem teimosa, deixando-o de molho antes de continuar a lixar ou escovar.

Passo 6

Esfregue a área com palha de aço para lustrar o metal e remover os menores vestígios de ferrugem. Depois de ter removido toda a ferrugem, cubra a superfície com uma aplicação de WD-40. Isto irá proporcionar uma barreira de proteção contra corrosões futuras.

Mais recentes

×