Mais
×

9 Dicas para tirar as melhores fotos

Comece a clicar
Ker Robertson/Getty Images Sport/Getty Images

Introdução

Hoje em dia todo mundo é fotógrafo, pois as câmeras estão por toda parte. As câmeras digitais SLRs estão se tornando mais baratas e fáceis de usar. Ainda assim, apesar dos avanços tecnológicos, cabeças continuam sendo cortadas de corpos, olhos vermelhos e rostos turvos são eternizados no inferno do megapixel. Nosso mundo é inundado com fotos horríveis, mas com apenas algumas orientações simples você pode melhorar os seus cliques.

Aproveite ao máximo o enquadramento
Shirlaine Forrest/Getty Images Entertainment/Getty Images

Não se apresse

Tenha tempo para explorar o enquadramento da foto, lado a lado e em cada canto. Pense em que lugar da sua parede você poderia pendurar a foto e considere diferentes formas de compor a cena. Atos simples, como mover um objeto de uma parte do enquadramento para outra, podem fazer toda a diferença.

O nascer ou o pôr do sol são os melhores momentos para fotografar construções
Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

Use a luz a seu favor

A luz do sol faz com que sombras possam escurecer elementos da cena, como os rostos. Tirar fotos quando uma nuvem passa ou usando flash pode eliminar isso. Ao usar o regulador de intensidade de luz, tente desligar o flash para evitar brilho nos rostos contra um fundo escuro. Para paisagens e arquitetura, o nascer e o pôr do sol geralmente tornam as fotos mais interessantes.

Brinque com o posicionamento do tema usando a regra dos terços
Al Bello/Getty Images Sport/Getty Images

Regra dos terços

Ao compor a foto, imagine que o quadro está dividido em terços por duas linhas horizontais e duas linhas verticais. Em vez de colocar o tema no meio do clique, tente colocá-lo no ponto onde essas linhas se encontram e isso irá render uma foto mais interessante. Tenha em mente que essa não é uma regra rígida e rápida, mas vale a pena lembrar.

Use um tripé como suporte para sua câmera
Chris Hyde/Getty Images News/Getty Images

Use um tripé

Pode ser pesado arrastar três pernas de metal com você, mas se você estiver usando uma SLR e deseja usar uma velocidade lenta do obturador para criar fotos interessantes com pessoas ou objetos desfocados, manter um fundo nítido é essencial. Um tripé também permite fazer fotos de noite, sem a necessidade de usar um flash muito intenso.

O preto e branco tende a destacar melhor as formas
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Olhar para a forma

Procure textura, formas e padrões repetitivos. Isso pode ser um close de uma flor, concha do mar ou forma de um rio em uma paisagem. Um edifício alto, imponente contra nuvens flutuantes pode criar um grande contraste de forma. Se quiser fazer algo mais sugestivo, você também pode clicar um corpo humano, embora seja melhor pedir permissão à pessoa primeiro. O uso das cores preto e branco tende a destacar melhor as formas.

Seu olho vai seguir ao ponto onde as linhas se convergem
Thinkstock/Comstock/Getty Images

Perspectiva/enquadramento

A convergência de linhas como trilhos de trens, horizonte de praias, árvores, etc. pode criar efeitos interessantes e levar o olho para um ponto de convergência. Coloque a pessoa ou tema no ponto de convergência e eles se tornarão o foco central, não importa o quão pequeno sejam. O enquadramento atua da mesma forma. Um objeto iluminado por uma porta ou arco passará a ser o foco da foto.

A cor pode tornar-se o foco do clique
Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images

Cor

Cores contrastantes, conflitantes ou complementares dão vida às fotos. Mantenha seu olho atento para combinações interessantes e coloque cor no foco principal do seu clique. Artistas como Renoir fizeram uma carreira trabalhando com cor – por que não fazer o mesmo?

Seja criativo e use reflexos em suas fotos
Stephen Dunn/Getty Images Sport/Getty Images

Reflexo

Use poças, janelas, tudo que brilhe. Usar reflexos é ser capaz de mostrar lados diferentes de um tema ao mesmo tempo. Você também pode trabalhar com a simetria para obter um grande efeito. A maioria dos fotógrafos irá dizer-lhe que é um pecado colocar-se no clique, mas experimente.

Conheça sua câmera de dentro para fora
Burke/Triolo Productions/Brand X Pictures/Getty Images

Conheça sua câmera melhor

Se você tende a usar sua câmera no automático o tempo todo, é hora de começar a se arriscar. Mesmo se for somente para desligar o flash ou usar o modo macro. Não tenha medo do manual de instruções. Se você tiver uma SLR e ainda usa o modo automático, isso é uma vergonha. É como comprar uma Ferrari e mantê-la em primeira marcha. Mude apenas algumas coisas - como a velocidade e a abertura do obturador - o que, na maioria das vezes, passa fotos de boas a ótimas.