Mais
×

Como fazer um ábaco de madeira

Atualizado em 23 março, 2017

Ábacos foram utilizados por milhares de anos, embora, até o ano de 300 a.C, seu propósito original não tenha sido o de contar numerais matemáticos, sendo após essa data que os romanos aplicaram o ábaco para tal finalidade. Antes da referida data, o ábaco era apenas utilizado para manter contagens, sem a pretensão de representar ou simbolizar algarismos. Construir um ábaco de madeira não é um processo muito complicado. O ábaco é uma estrutura de madeira e com seis filas contendo dez esferas cada, utilizadas ​​para aplicações matemáticas. Se você estiver familiarizado com o uso de um ábaco, poderá calcular números tão rapidamente como alguém usando uma calculadora.

Instruções

Ábaco é uma maneira rápida de fazer cálculos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Corte dois pedaços de madeira compensada medindo 20 cm por 25 cm. Corte um desses pedaços em seis equivalentes tiras, medindo 5 cm por 20 cm.

  2. Cole as seis tiras cortadas em duas colunas, distribuindo três em cada extremidade da madeira de 20 cm por 25 cm.

  3. Coloque dez contas em cada espeto, certificando-se de que fiquem duas cores diferentes por espeto e com cinco contas de cada cor. Repita esse procedimento até obter um total de seis espetos.

  4. Distribua uniformemente os espetos em cima das tiras de madeiras que foram coladas. Cole uma terceira tira sobre os espetos, para mantê-los fixos.

Dicas

  • Coloque dois pregos em cada lado em que estão os pedaços de madeira, para garantir que o ábaco não se desfaça.

O que você precisa

  • Madeira compensado de 1 cm de espessura
  • Serra
  • Cola de madeira
  • Espetos de bambu
  • Contas
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article