Mais
×

Como fazer um abajur de lava usando bicarbonato de sódio

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os abajures de lava que estavam na moda nos anos 60 continham bolhas coloridas que flutuavam para cima e para baixo na base cilíndrica do mesmo, formando várias bolhas parecidas com uma ameba. O efeito era hipnotizante, pelo menos até que as bolhas se tornassem uma grande massa e parassem de se mover muito quando o abajur parava de funcionar. Hoje, você e seus filhos podem fazer o seu próprio abajur de lava a partir de ingredientes comuns de casa. Este abajur de lava se baseia na criação de bolhas de dióxido de carbono formadas a partir da mistura de vinagre e bicarbonato de sódio. Os resultados são temporários, mas eles devem durar pelo menos enquanto seu filho presta atenção.

Instruções

Como fazer um abajur de lava usando bicarbonato de sódio (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
  1. Encha 3/4 da garrafa com água. Adicione vinagre até 5 cm do topo da garrafa. Você pode usar qualquer tamanho de garrafa, desde uma garrafa de refrigerante de 500ml até um garrafão de cinco litros.

  2. Polvilhe o bicarbonato de sódio na garrafa lentamente, uma colher de chá de cada vez. Não despeje-o, ou o conteúdo da garrafa vai espumar como um vulcão das aulas de ciências.

  3. Adicione corante alimentar, algumas gotas de cada vez, até que a água esteja na tonalidade que você desejar.

  4. Pare e assista ao show. O bicarbonato de sódio e as bolhas de vinagre irão impulsionar as gotas de corante em padrões imprevisíveis. Adicione mais bicarbonato de sódio para continuar o show.

Dicas

  • Você pode pendurar objetos pequenos, como grãos de arroz ou lantejoulas brilhantes, no abajur de lava.

O que você precisa

  • Garrafa de plástico transparente de qualquer tamanho
  • Água
  • Vinagre
  • 4 colheres de chá de bicarbonato de sódio
  • Corante alimentar
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article