Mais
×

Como abrir um arquivo em PDF a partir da linha de comando no Ubuntu

Atualizada July 21, 2017

O Ubuntu é uma das distribuições mais populares do Linux disponíveis em 2009. Por padrão, o Ubuntu instala e utiliza o Gnome como gerenciador de janelas ou GUI, que é uma sigla para "Graphical User Interface". Tecnicamente, o Gnome é mais do que um gerenciador de janelas - é uma forma de interagir com tudo o que o Ubuntu oferece, a menos que você esteja abrindo uma janela de Terminal para utilizar a linha de comando e, ainda assim, Gnome está presente. Atenção: É possível instalar o Ubuntu sem o Gnome, como se pudesse escolher o que fazer com uma plataforma de servidor.

Instruções

Como abrir um arquivo em PDF a partir da linha de comando no Ubuntu (teclado oscuro image by Cinthy Pilar Revilla Llanos from Fotolia.com)
  1. Acesse a linha de comando a partir do desktop Gnome, puxando para baixo o menu "Aplicações", geralmente encontrado no canto superior esquerdo da tela, selecione "Acessórios" e, em seguida, "Terminal". Vá até o diretório onde o arquivo PDF está localizado. Digite o seguinte comando no prompt sem aspas, “gnome-open filename.pdf”, substituindo o nome do arquivo com o nome do arquivo PDF que você deseja abrir e pressione "Enter".

  2. Inicie o mesmo leitor de PDF a partir do prompt de comando, indo até o diretório onde o arquivo PDF está localizado e digitando o seguinte comando, sem as aspas, "evince filename.pdf", substituindo o nome do arquivo com o nome do arquivo PDF que você deseja abrir e pressione a tecla "Enter".

  3. Instale um leitor de PDF alternativo, usando o seguinte comando no prompt, "sudo apt-get install acroread" (sem as aspas), seguido por digitar sua senha quando solicitado e pressionando "Enter". Quando a instalação estiver concluída, digite o seguinte comando no prompt da linha de comandos para iniciar o Adobe Reader, "acroread filename.pdf", substituindo o nome do arquivo com o nome do arquivo PDF que você deseja abrir e pressione "Enter".

  4. Instale outro leitor de PDF alternativo, usando o seguinte comando no prompt, "sudo apt-get install xpdf" (sem as aspas), seguido de digitar sua senha quando solicitado e pressione "Enter". Digite o seguinte comando, ao concluir a instalação, na linha de comandos para iniciar o Adobe Reader, "xpdf filename.pdf", substituindo o nome do arquivo de texto com o nome do arquivo PDF que você deseja abrir e pressione "Enter".

Dicas

  • Um prompt da janela do Terminal irá incluir o Nome do Usuário atualmente conectado ao computador seguido do símbolo @, o Nome do Host do computador, dois pontos e um til, seguido pelo sinal $. Um prompt típico será igual a "my_name@linux_desktop:~$" sem as aspas.
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article