Mais
×

O que pode absorver umidade ao guardar roupas?

Atualizado em 21 março, 2017

Um armário úmido ou roupas um pouco molhadas guardadas em um armário podem trazer problemas. Muitas peças de roupas guardadas assim podem criar bolor, que é um ligeiro crescimento de mofo e que emite um odor fétido. Para minimizar os riscos de bolor, mofo ou odores fétidos, existem algumas precauções que você pode tomar que irão absorver a umidade do armário e da sua roupa.

Remover a umidade de um armário ajuda a manter as roupas secas (Jupiterimages /Polka Dot/Getty Images)

Desumidificadores

Se o armário for grande o suficiente, o uso ocasional de um desumidificador será útil na absorção de umidade. É recomendável que todas as portas e janelas estejam fechadas, assim a umidade exterior não será absorvida pelo desumidificador, que deve remover a umidade do quarto e do armário, ajudando a livrar-se de toda a umidade nas roupas.

Ar condicionado

Se o quarto tiver um ar condicionado instalado, ligá-lo irá ajudar a diminuir o nível de umidade do armário. Isso acontece porque o ar mais frio não absorve tanta umidade quanto o ar quente. Com o ar condicionado ligado, haverá mais ar frio e seco, impedindo o crescimento de mofo e bolor.

Selando o armário

Se você tiver o tempo, você pode reformar completamente o armário para que a umidade não aumente. Revista o armário com uma tinta ou adesivo impermeável, ou substitua as laterais, o teto e o chão do armário com lajes de concreto. Esses materiais irão minimizar o fluxo de ar no armário, o que fará com que haja mais ar seco no armário, que não é favorável à umidade.

Materiais que absorvem umidade

Alguns materiais podem absorver o excesso de umidade que se encontra no armário. Géis quimicamente fabricados para isso irão atrair as moléculas de água no ar como um aspirador. A maioria destes produtos químicos vêm em sacos que podem ser pendurados no armário. Outros tipos permitem que você despeje em um copo e coloque-o no armário. Depois de um tempo, a umidade deve diminuir no armário.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article