O que fazer se o acabamento do deck de ipê não estiver durando muito

Escrito por robert howard | Traduzido por geissy de assis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que fazer se o acabamento do deck de ipê não estiver durando muito
Um deck de ipê é bonito e durável (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Recentemente, vários tipos de madeiras exóticas tornaram-se disponíveis, e muitos proprietários estão usando-as para a construção de decks. O ipê é um tipo popular de madeira. Ele é bonito e durável. Pode ter certeza de que seu deck de ipê durará décadas. No entanto, por causa da extrema densidade da madeira, é um verdadeiro desafio quando se trata de fazer o acabamento sobre ela.

Outras pessoas estão lendo

Entendendo o ipê

Em relação a um material mais tradicional como a sequoia ou o cedro, o ipê é extremamente denso. Ele tem poros muito pequenos e a madeira possui um brilho natural. Isso é o que dá ao ipê durabilidade e o torna um ótimo material de construção. Mas isso também é o que torna seu acabamento tão difícil.

Penetração da coloração

O tingimento trabalha penetrando a superfície da madeira e dispersando óleos e pigmentos protetores. Com uma madeira extremamente densa como o ipê, fica mais difícil para o corante penetrar em seus poros. O resultado disso é que a longevidade do produto é bastante reduzida.

Fazendo uma comparação, se você leva de dois a três anos para precisar colocar tingimento em um deck de cedro, a mesma quantidade em um de ipê durará apenas um ano ou até mesmo apenas seis meses. Se você quiser manter o acabamento do ipê, você terá que reaplicar a coloração a cada 6 meses ou 1 ano.

Novos produtos para madeiras duras

O mercado de fabricação de velaturas respondeu a prevalência de madeiras exóticas. Como resultado, há mais corantes específicos para decks desse tipo de madeira. Basicamente, os produtos são fortemente carregados de pigmentos finamente moídos. Esses pigmentos são o que protege a madeira dos raios nocivos ultravioletas (UV). Além disso, o corante para madeira exóticas geralmente contém um nível maior de aguarrás ou outros solventes que ajudam o produto a penetrar na superfície dos mais densos tipos de madeira.

Esses produtos funcionarão melhor do que corantes de madeiras tradicionais, mas ainda será preciso refazer o acabamento em um deck de ipê com maior frequência do que em um deck feito de cedro ou pau-brasil.

A boa notícia sobre o ipê

A boa notícia sobre decks de ipê é que mesmo se você não der o tingimento, a madeira ainda durará e manterá sua integridade por um tempo muito longo. Caso seja exposto a raios UV, o deck ficará com um tom prateado, cinza. Você pode deixar a madeira assim e ela durará.

Se você quiser aplicar um acabamento em qualquer ocasião, até mesmo depois de 10 anos da última vez, o processo é simples. Você pode simplesmente enxaguar o deck e aplicar uma camada fina de corante de qualidade para madeiras exóticas. Você pode decidir em deixar o seu deck prateado a maior parte do tempo, e fazer uma aplicação rápida de corante antes de dar uma festa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível