Mais
×

O que acontece se seu assoalho de madeira é afetado por água?

Atualizado em 21 novembro, 2016

Não importa se seu assoalho de madeira ficou molhado por causa de sapatos, um copo derramado ou de uma inundação, os danos deixados para trás são frustrante. Antes de tentar secar o chão ou considerá-lo uma perda total, descubra o que acontece quando um piso de madeira fica molhado e como corrigir o problema.

Tenha cuidado ao tratar um assoalho de madeira danificado por água (Thinkstock/Stockbyte/Getty Images)

Os fatos

De acordo com o site Orange Restoration, a fibra da madeira incha e racha quando fica exposta à água. Uma madeira molhada em excesso poderia ficar infestada com mofo e bolor.

Importância

O processo para o tratamento dos pisos de madeira danificados por água depende da quantidade de dano causado. Um assoalho inundado com água pode exigir uma substituição ou restauração completa. De acordo com a Universidade do Estado da Dakota do Norte, nos Estados Unidos, um piso de madeira inundado com água precisará ter suas placas removidas para evitar maiores danos. Um piso de madeira molhado pode exigir limpeza, secagem e achatamento.

Secando

Uma pequena quantidade de água em um assoalho de madeira provavelmente exigirá apenas tratamento local. Se possível, exponha os pisos danificados em fluxo natural de ar para secar o mais rápido possível, gradualmente e igualmente em toda a área do problema. É sugerida a contratação de um profissional para o tratamento do piso. Se você tentar secá-lo sozinho, não use calor direto. Abra todas as janelas em todos os andares de sua casa e ligue os ventiladores para melhorar a circulação.

Avisos

Uma secagem súbita ou desigual após os danos causados pela água pode fazer o piso de madeira quebrar ou dividir. Evite lixá-lo, pois isso pode danificá-lo permanentemente. Não use calor para secar um assoalho de madeira, já que isso pode fazê-lo secar muito rapidamente e danificá-lo onde o calor foi aplicado.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article