O que acontece se seu celular sobrecarregar quando estiver conectado por muito tempo?

Escrito por clare edwards | Traduzido por monique monteiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que acontece se seu celular sobrecarregar quando estiver conectado por muito tempo?
O cuidado apropriado prolonga a vida da bateria do seu celular (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Mesmo quando totalmente carregada, a bateria do telefone celular continua a atrair a eletricidade enquanto ele estiver conectado à rede elétrica. Deixar seu celular ligado realmente faz com que ele perca a bateria, mas uma quantidade relativamente pequena. Se você deixar o telefone ligado por períodos muito longos pode ocorrer um superaquecimento.

Outras pessoas estão lendo

Drenagem de vampiro

A drenagem de vampiro é o consumo desnecessário de energia por dispositivos deixados em espera ou bateria completamente carregada deixada ligada à corrente elétrica. No caso de baterias de celular, esta drenagem é pequena. O Lawrence Berkeley National Laboratory estima que um telefone celular obtem aproximadamente 3.68 watts de potência durante o carregamento e 2,24 watts, uma vez carregado. A sobrecarga por oito horas, todas as noites durante um ano, fará com que seu telefone perca 6,5 kWh (quilowatts por hora). Para efeito de comparação, o consumo de energia para um brasileiro médio é superior a 4.000 kWh por ano.

Superaquecimento

É possível um celular ou carregador de celular superaquecer caso sejam deixados ligados à energia por longos períodos. No dia 04 de março, um casal morreu no Leblon, bairro da zona sul do Rio de Janeiro, após terem se jogado do quarto andar do seu prédio para tentar fugir de incêndio. Peritos disseram que o incêndio pode ter começado em uma tomada na sala. Após análise preliminar no edifício, foi verificado que o plugue estava conectado a aparelhos eletrônicos quando as chamas começaram. O superaquecimento significativo pode reduzir a vida útil de algumas baterias de celular. Uma bateria velha ou danificada é mais provável que se superaqueça do que uma nova.

O "efeito memória"

Este é um efeito verificado nas baterias de celular compostas de níquel-cádmio (NiCd) e de níquel-hidreto metálico (NiMH). Ele ocorre quando a bateria não está completamente descarregada antes de ser recarregada. Se você fizer isso regularmente, sua bateria poderá desenvolver uma "memória". Por exemplo, se sua bateria tinha uma hora de carga restante e você a recarrega, a bateria poderá "esquecer" aquela hora no futuro, reduzindo sua performance. O cuidado apropriado da bateria previne esse acontecimento.

Baterias de íons de lítio

Baterias de celular de íons de lítio devem ser devidamente acondicionadas antes de serem usadas. Isso significa carregar totalmente e descarregar a bateria três vezes antes de você começar a utilizá-la regularmente. É realmente recomendável que você sobrecarregue ligeiramente a bateria durante este processo de condicionamento. Por exemplo, deixe-a ligada durante a noite, pois isso garante que a bateria estará totalmente carregada. As baterias de lítio não sofrem do efeito memória.

Carga sem fio

A carga sem fio utiliza uma base de carregamento. Você colocará seu celular ou outro dispositivo alimentado por bateria, na base, onde ele será carregado por indução. Seu celular precisará ser monitorado mais de perto ao realizar a carga sem fio, pois a base poderá aquecer, embora ela possa esfriar quando a bateria estiver totalmente carregada

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível