×
Loading ...

Como consertar uma bateria NiMH com falha

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Todas as baterias são unidades seladas e não contém partes que possam ser consertadas pelo usuário. As baterias recarregáveis, como as híbridas de níquel e metal (NiMH), podem durar por um período de tempo considerável e podem ser recarregadas até 500 vezes antes de precisar de troca. Descarregar e então recarregar completamente sua NiMH regularmente vai assegurar que você obtenha o máximo da vida útil dela. Se você achar que sua bateria não está retendo a carga total ou descarrega muito rapidamente mesmo que não esteja próxima do fim da sua vida útil, pode ser possível consertar a falha.

Instruções

Uma recarga completa seguida por uma descarga completa frequentemente pode consertar uma bateria com falha (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)
  1. Carregue sua bateria NiMH como de costume. Insira a bateria no carregador e ligue-o.

    Loading...
  2. Deixe a bateria NiMH carregar até que o carregador informe que ela está com a carga completa. Desligue o carregador e remova a bateria. Coloque-a em um dispositivo eletrônico.

  3. Ligue o dispositivo eletrônico. Se for um dispositivo mecânico, como uma ferramenta elétrica, então deixe o motor funcionar. Se for uma câmera, use as lentes de zoom e tire fotos. Se for um dispositivo que funciona por aplicativos, como um celular, player de músicas ou aparelhos de jogos de mão, abra o máximo de aplicativos que puder. O objetivo é deixar a bateria drenar por completo.

  4. Deixe seu dispositivo operar até que a bateria acabe.

  5. Deixe o dispositivo desligado por cerca de 30 minutos ou mais. A bateria vai recuperar um pouco de energia, só o suficiente para operar seu dispositivo por um curto período.

  6. Ligue o dispositivo como foi feito antes. Deixe-o operar até que pare e então desligue-o ou deixe-o desligar automaticamente.

  7. Espere cerca de 10 minutos e então tente ligar o dispositivo de novo. Talvez ele ligue. Se sim, deixe-o operar até que pare e repita o processo até que ele não ligue de jeito nenhum.

  8. Remova a bateria do dispositivo, coloque-a no carregador e, então, ligue o carregador.

  9. Deixe o carregador recarregar a bateria até que indique que ela está completa. Desligue-o e remova a bateria.

Loading...

Dicas

  • Se houver pouca melhora na vida da sua bateria assim que você completar a tarefa, repita o processo mais uma vez. Se ainda assim não melhorar, você precisa trocar sua NiMH.
  • Repita o processo cerca de duas vezes por ano para conseguir uma ótima performance da sua bateria.
  • Esse processo também funciona se você achar que suas baterias de níquel cádmio (NiCd) estão falhando.

Aviso

  • Não use esse processo em baterias à base de lítio. Ele não funciona e devido à composição química da bateria, pode ser perigoso.

O que você precisa

  • Carregador de bateria

Referências

Loading ...
Loading ...