Como adaptar o banheiro para deficientes e idosos

Escrito por jennifer blair Google | Traduzido por fernanda de assis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como adaptar o banheiro para deficientes e idosos
Registros de torneira em forma de alavanca são mais fáceis para que um idoso ou deficiente consiga manusear (Comstock/Comstock/Getty Images)

Se você tem um parente deficiente ou idoso vivendo em casa, pode ser desafiador para ele se locomover pela casa com sua mobilidade limitada. O banheiro normalmente é o maior problema, com superfícies lisas e outros riscos em potencial. Felizmente, há meios de adaptar o banheiro para facilitar seu uso por idosos e deficientes. As mudanças necessárias dependerão na condição da pessoa em questão, mas o resultado final será um banheiro mais seguro para todos.

Outras pessoas estão lendo

Substituir chuveiro/banheira

Tomar banho é geralmente o maior desafio que uma pessoa com deficiência ou idoso enfrenta em um banheiro. Se você tem um membro da família em uma cadeira de rodas, um chuveiro com banheira não é funcional, visto que não há nenhuma maneira de entrar na banheira com a cadeira. Um idoso também pode ter dificuldades para entrar na banheira. O ideal é optar por um box sem trilhos, livre de barreiras, de forma que seja fácil entrar com uma cadeira de rodas. Pode-se usar portas dobráveis de box, que oferecem total acesso ao chuveiro, já que se dobram como uma sanfona. Se for preferível manter uma banheira, opte por uma banheira estilo ofurô. Esse tipo de banheira é mais profunda do que banheiras tradicionais e tem uma porta de acesso lateral, então é fácil entrar e sair dela, além de ter assentos. Qualquer que seja a escolha, certifique-se de equipá-la com barras de apoio, para que a pessoa possa ter onde segurar ao entrar e sair do banho.

Assento sanitário elevado

Se o vaso sanitário for muito baixo, o acesso para idosos e deficientes é dificultado. Substitua o assento do vaso por um que seja mais alto. Dependendo de sua necessidade, é possível encontrar assentos que adicionam de 5 cm a 15 cm de altura ao vaso. Se houver um membro da família em uma cadeira de rodas, opte por um assento específico para cadeirantes, que além de ser mais alto possui alças para facilitar a transferência da cadeira de rodas ao vaso. Da mesma forma que na região do chuveiro, instale barras de apoio ao lado do sanitário, caso seja necessário apoio extra ao se sentar ou levantar do vaso.

Instale torneiras de alavanca

Um deficiente ou um idoso pode não possuir a força ou agilidade nas mãos para girar a torneira da pia ou do chuveiro, o que além de ser frustrante pode levar a ferimentos e até queimaduras com água quente. Para facilitar o uso da pia, chuveiro e banheira, substitua as torneiras giratórios por alavancas, que só precisam sem puxados em uma direção. Geralmente esse tipo de torneira é muito mais fácil de usar, reduzindo o risco de acidentes como a escaldação.

Pisos antiderrapantes

As superfícies escorregadias do banheiro representam um perigo para toda a família, mas os membros com mobilidade limitada sofrem muito mais ao se movimentar sobre os pisos lisos do banheiro. Pode-se resolver este problema com tiras adesivas antiderrapantes no piso do banheiro e chuveiro ou com tapetes antiderrapantes do lado de fora do chuveiro ou da banheira. Se houverem tapetes decorativos no banheiros, certifique-se de que a parte de baixo seja emborrachada, para que não deslizem. Use fitas dupla-face em tapetes que não possuem aderência.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível