Como adaptar uma casa para pessoas em cadeiras de rodas

Escrito por hannah wickford Google | Traduzido por andressa v. da nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como adaptar uma casa para pessoas em cadeiras de rodas
Cadeirantes precisam se movimentar com autonomia (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

O Centro de Estatísticas sobre Deficiências da Universidade da Califórnia afirma que aproximadamente metade dos 1,7 milhão de cadeirantes nos Estados Unidos atualmente precisam subir escadas para entrar e sair de suas casas. Isso pode ser perigoso e desestimular o cadeirante a sair de casa. Criar uma casa realmente acessível ao cadeirante dá às pessoas a liberdade de se moverem sozinhas e um senso de segurança e conforto. Há várias soluções simples e normas arquitetônicas a seguir ao adaptar uma casa a pessoas com necessidades especiais.

Outras pessoas estão lendo

Princípios

Existem vários princípios básicos a seguir ao projetar adaptações a pessoas com necessidades especiais. Rampas com proteção metálica lateral devem substituir escadas sempre que possível. O ângulo da rampa para uma cadeira de rodas motorizada deve seguir as recomendações do fabricante, que é de geralmente 6 a 9 graus. Rampas feitas para cadeiras de rodas manuais devem ter não mais que 15 cm de comprimento para cada 2,5 cm de altura. Se a porta da frente da casa fica cerca de 30 cm acima do chão, a rampa deve ter 1,8 m de comprimento. As rampas devem ter ao menos um metro de largura e ter uma área larga de manobra perto da porta.

As portas devem ter uma largura mínima de 80 cm e a soleira nunca deve ser mais alta de um centímetro. As portas devem se abrir e fechar com facilidade, e puxadores de porta devem ser usados, ao invés de maçanetas tradicionais. Evite carpetes e use um revestimento rígido, de vinil ou cerâmica, para facilitar a movimentação da cadeira de rodas.

Cozinha

A pia e o balcão devem se posicionar entre 70 e 85 cm de altura, ao invés dos tradicionais 90 cm. Quando possível, a pia, fogão e ao menos 90 cm do balcão devem ter um espaço bem livre embaixo, para permitir que a cadeira de rodas fique sob eles. A lavadora de louça deve ficar bem ao lado da pia. Uma geladeira de duas portas possibilitará acesso fácil à comida. Armários mais baixos devem ter bandejas fáceis de puxar instaladas para facilitar o acesso.

Deve haver também muito espaço vazio no balcão em locais estratégicos para permitir ao cadeirante colocar itens sobre eles ao se reposicionarem.

Banheiro

O banheiro precisa ter bastante espaço para que a cadeira de rodas possa ser manobrada com facilidade. Pias devem ter um espaço sob elas para os joelhos, e torneiras que podem ser acionadas com a pressão das mãos devem substituir as que precisam ser giradas. Um vaso sanitário acessível também deve ser instalado. Eles são rebaixados e o assento é maior que um comum.

O tipo específico de chuveiro ou banheira vai depender do nível de mobilidade da pessoa que vai utilizá-lo. Geralmente, um chuveiro com uma cadeira embutida é o ideal. Confira com um fornecedor ou empresa de material médico quais as opções disponíveis.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível