Mais
×

Como fazer adubo a partir de jornal

Atualizado em 17 abril, 2017

O jornal comum pode ser um componente bem-sucedido de adubo e útil para o jardim. O papel-jornal é composto principalmente de fibra vegetal e as tintas modernas são feitas a partir de uma base segura de óleo de soja. Existem duas maneiras de transformar os seus jornais em adubo: em uma caixa de compostagem ou usando minhocas vermelhas em um sistema de vermicompostagem.

Instruções

Use jornais antigos para fazer adubo para o seu jardim ou horta (Image Source/Photodisc/Getty Images)

    Caixas de compostagem

  1. Rasgue um jornal em tiras estreitas com a mão ou usando um triturador de papel.

  2. Espalhe uma camada de 25 cm de espessura de jornal picado no fundo da caixa de compostagem. Coloque 5 cm de material de compostagem verde sobre o jornal. Em seguida, espalhe 1,2 cm de terra ou estrume sobre esse material. Molhe as camadas completamente.

  3. Repita com camadas adicionais, molhando entre as rodadas, até que a caixa de compostagem fique cheia. Molhe a pilha de compostagem com frequência.

  4. Vire a pilha de compostagem com um garfo de jardim quando ela tiver diminuído para cerca de metade da sua altura original. Molhe a pilha depois de virá-la. Faça isso a cada três dias após a rotação inicial.

  5. Inspecione o adubo em decomposição em cada rotação para avaliar se os jornais quebraram completamente. Use o composto de jornal somente após todos os pedaços de papel estiverem totalmente decompostos.

    Vermicompostagem

  1. Rasgue um jornal à mão ou usando um triturador de papel. Coloque o jornal picado no balde e adicione água. Retire o papel picado um punhado de cada vez, torcendo-o até que esteja úmido, mas não pingando.

  2. Encha o tabuleiro inferior do recipiente de vermicompostagem com jornal picado úmido. Adicione 450 g de minhocas à camada de jornal. Dê 225 g de restos de comida às minhocas por dia.

  3. Quando as minhocas tiverem consumido os restos de comida, encha o segundo tabuleiro de empilhamento com jornal picado e adicione 225 g de restos de comida diariamente. Repita com os tabuleiros adicionais.

  4. Continue adicionando restos de comida diariamente por três a seis meses. Separe as minhocas e todos os pedaços restantes visíveis de papel-jornal para retornar à caixa e use o vermicomposto de jornal para todos os fins de jardinagem.

Dicas

  • Os jornais podem demorar um pouco mais para se decompor do que outro material de carbono usado na compostagem, como folhas mortas ou serragem. Certifique-se de manter a pilha úmida e virá-la com frequência.

Aviso

  • Os folhetos publicitários lustrosos podem ter revestimentos de barro que não são benéficos para a compostagem, por isso eles devem ser retirados dos jornais antes do uso.

O que você precisa

  • Caixa de compostagem
  • Trituradora de papel (opcional)
  • Materiais verdes de compostagem (restos de comida, ervas daninhas, pedaços de capim)
  • Terra ou estrume
  • Água
  • Balde
  • Recipiente de vermicompostagem com tabuleiros de empilhamento
  • 450 g de minhocas
  • Garfo de jardim
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article