Mais
×

Como afiar uma tosquiadeira elétrica de ovelhas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Tosquiar é o ato de cortar a pelagem de uma ovelha. A tosquia de uma ovelha não machuca o animal, na verdade, ajuda-o a manter-se confortável durante os meses quentes de verão. Apesar de alguns criadores tosquiarem suas ovelhas com tesouras manuais, muitos optam por usar tosquiadeiras elétricas, que ajudam a fazer o trabalho rapidamente, o que resulta em menos estresse para o animal. Para manter as tosquiadeiras em ótimas condições de funcionamento, é muito importante mantê-las afiadas para que o processo seja o mais suave possível. É recomendado afiar a lâmina de corte após tosquiar cerca de 10 ovelhas, ou sempre que a lâmina começar a prender na lã do animal.

Instruções

Tosquiadeiras de ovelhas devem ser afiadas regularmente (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

    Como afiar um tosquiador de ovelhas elétrico

  1. Remova o conjunto de lâminas de sua tosquiadeira de ovelha e anexe um ímã na parte de trás da lâmina, permitindo a você segura-lá enquanto a afia.

  2. Toque o conjunto de lâminas no disco diamantado, de modo que a superfície lateral da lâmina torne-se afiada novamente.

  3. Coloque a lâmina na roda giratória, colocando-a da parte de trás até a ponta, até que ela esteja plana em relação ao disco.

  4. Afie até a lâmina ficar com uma cor brilhante, que indica que ela foi bem afiada.

  5. Repita o mesmo processo para afiar a outra lâmina, que se move para cima e para baixo, atrás do conjunto de lâminas.

Dicas

  • Para afiar as lâminas com precisão, você vai precisar do equipamento adequado para fazer o trabalho. Esse equipamento é muito caro e muitas pessoas não possuem seu próprio afiador de lâminas com disco diamantado. Se você não tem o equipamento ou a experiência adequada, leve suas tosquiadeiras de ovelhas para um profissional afiar.

O que você precisa

  • Ímã
  • Disco diamantado
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article