Mais
×

Como afinar um violão em G aberto

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As afinações abertas em um violão são afinações que te deixam tocar um acorde sem segurar nenhuma corda, te dando assim, um acorde aberto. A afinação em G aberto é a sintonização aberta mais comum, usada principalmente nos estilos "blues", "slide guitar" e "folk". Artistas que usam violões em abertura G são "John Fahey", "Jack White" do "The White Stripes", "Jimmy Page", e "Joni Mitchell".

Instruções

Afinando o violão (guitar image by cherie from Fotolia.com)
  1. Afine seu violão em afinação padrão (EADGBE).

  2. Re-afine a corda baixa E diminuindo um compasso para D. Para fazer isso, solte a corda e a compare com a corda D até estarem na mesma marca. A corda baixa vai estar uma oitava mais baixa do que a corda D.

  3. Desça o tom do E agudo também até o D. Da mesma forma, faça isso com a corda E grave, baixando o tom do som até que se equipare com a corda D. Desta vez, a corda alta ficará uma oitava mais alta do que a corda D. Agora você tem um DADGBD.

  4. Mude o tom corda A diminuindo para um G. Use a corda G como referência para ajustar a corda A. A corda ficará uma oitava menor do que a corda G. Agora você tem DGDGBD.

Dicas

  • Você pode usar um afinador padrão de violão ou um afinador cromático para certificar-se de que suas cordas estão afinadas. Um piano também ajuda muito a verificar as notas.

Aviso

  • Usar afinações alternadas pode deixar seu vilão totalmente desafinado. Certifique-se de verificar se todas as cordas estão afinadas, não somente as que você mudou. Usando afinações diferentes das que seu violão e cordas estão acostumados pode afetar toda a tração de cordas.
  • Os acordes são diferentes na afinação em G aberto. Tentar tocar os dedilhados da mesma corda como em uma afinação padrão não vai trazer um som agradável.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article