on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como agir se uma galinha tiver parado de comer

Atualizado em 21 novembro, 2016

As aves se alimentam constantemente e não mostram sinais de doença imediatamente. Galinhas sem apetite estão muito doentes ou feridas gravemente. Se sua galinha está chocando ovos, ela vai comer menos. Sinais de que a galinha está choque incluem uma aperência mais fofa, com as asas caídas ao caminhar, cacarejo constante, evitar e gritar para outras galinhas, animais ou pessoas, e um desejo de permanecer no ninho. As galinhas que não estão chocando ovos e estão sem apetite necessitam de atenção veterinária imediata, pois isso é um sinal de uma doença grave, lesão ou outra condição médica que pode variar de algo relacionado com os ovos até uma infecção.

A falta de apetite em uma galinha costuma ser sinal de uma doença séria (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Estresse

Retire a ave do galinheiro. Galinhas intimidadas ou atormentadas podem parar de comer. Coloque-a em um ambiente tranquilo com ração e água. Leve a ave para comer, oferecendo sementes de girassol, amendoim picado, ovos cozidos picados e outras guloseimas que as aves apreciam. Alimentar na mão muitas vezes estimula o apetite de uma galinha. Garanta que a ave não tenha perdido muito peso. Se tiver perdido, alimente-a com larvas de farinha, ovos cozidos, milho fresco e rações para aves com alta concentração de proteína. Adicione frutas como maçãs, melões, cerejas ou outros favoritos da galinha.

Loading...

Doenças aparentes

Aves doentes que não querem comer muitas vezes emagracem e ficam com uma aparência caída. Elas podem apresentar apatia, diarreia, corrimento nasal e ocular ou um rabo escondido. Muitas condições, inclusive as relacionadas com os ovos, são rapidamente fatais. Depois de cuidados veterinários mediatos e adequados, é comum alimentar as galinhas com comidas apetitosas. Galinhas em recuperação recebem ração diluida em água, farinha de aveia, larvas de farinha, ovos cozidos, uvas, melão, cerejas ou outras frutas. Elas amam milho, de todos os jeitos. Escolha alimentos que a ave aprecie e alimente-a na mão, se necessário. Certifique-se de que a galinha isolada e em recuperação tenha fácil acesso aos alimentos e à água.

Ferimentos

Isole as galinhas feridas e procure ajuda veterinária. Siga as instruções dos veterinários. Aves feridas precisam de alimentos ricos em energia e proteína. Sirva ovos cozidos, larvas de farinha, milho fresco ou descongelado, iogurte, carnes cozidas de primeira qualidade, uvas, melão, cerejas, maçãs e verduras frescas, como capim, trevo, alface, espinafre e couve.

Dicas de cuidados e alimentação

Galinhas doentes, estressadas ou feridas não devem ser alimentadas com comidas salgadas, como sementes de girassol salgadas, carnes salgadas, enlatados de milho com sal e biscoitos salgados. Os abacates são tóxicos para as galinhas. Tente servir diversos alimentos à galinha para descobrir o que ela gosta mais. O objetivo inicial é fazer com que a ave se alimente. Guloseimas servidas na mão, como milho e insetos vivos, são apreciadas por galinhas. Sempre consulte um veterinário quando a ave não estiver comendo, porque a desidratação pode ser uma complicação grave. As galinhas também podem precisar de ração especial para ajudá-las a recuperar sua saúde.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...