Mais
×

Como tratar um porquinho-da-índia constipado

A constipação (ou prisão de ventre) não ocorre frequentemente nos porquinhos-da-índia. Mas quando acontece, pode ser sério. Os porquinhos-da-índia precisam comer certos excrementos para digerir corretamente seu alimento. Se não puderem comê-los durante um longo período de tempo, eles podem ficar muito doentes. A constipação é indicada por fezes que são pequenas, redondas, rígidas, escuras e grudadas.

Instruções

A constipação pode ser séria nos porquinhos-da-índia (guinea-pig image by Ekaterina Maasing from Fotolia.com)
  1. Verifique as fezes do seu porquinho-da-índia diariamente. Elas devem parecer longas bolinhas marrons. Se não estiver produzindo fezes, certifique-se de que ele está ingerindo água suficiente, frutas frescas e verduras.

  2. Monitore seu bichinho. Se ele estiver sentado em posição curvada e parecer duro, provavelmente deve estar constipado. Ofereça a ele uma casca de maçã fresca.

  3. Ligue para o veterinário e marque uma consulta se seu porquinho não defecar algumas horas após ter comido a casca de maçã e ainda parecer estar desconfortável.

  4. Coloque algumas gotas do azeite de oliva em uma folha de alface romana e ofereça ao porquinho.

  5. Se seu porquinho recusar comer o alface romana, encha uma seringa limpa com uma colher de sopa de óleo mineral ou azeite de oliva.

  6. Envolva o porquinho cuidadosamente em uma toalha velha. Deixe apenas sua cabeça para fora. Coloque-o sobre seu colo e ponha a seringa atrás dos seus dentes frontais. Não o force. Comprima a seringa lentamente. É normal que o líquido atinja a toalha, seu colo ou a frente do bichinho. O importante é que ele engula um pouco do azeite.

  7. Dê bastante atenção ao porquinho e converse com ele para o encorajar. Se ele quiser dormir, deixe-o dormir.

  8. Leve seu porquinho ao veterinário se ainda não defecar.

Dicas

  • A constipação do porquinho-da-índia é tecnicamente chamada de "problemas de motilidade".
  • O tipo de constipação descrita não deve ser confundida com a impactação anal, que acontece principalmente com os porquinhos-da-índia machos.

Avisos

  • Não utilize outros tipos de alface, pois poderão deixar seu porquinho com gases e irão apenas piorar o problema.
  • Não ignore a constipação, pois normalmente ela não passa sozinha.

Coisas Necessárias

  • Óleo mineral ou azeite de oliva
  • Alface romana
  • Cascas de maçã
  • Toalhas velhas
  • Seringa
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article