O que usar na água do cachorro para melhorar o hálito?

Escrito por maura wolf | Traduzido por ágata erhart
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que usar na água do cachorro para melhorar o hálito?
Um cachorro precisa que você verifique se ele tem problemas dentais (happy dog image by Denis Plaster from Fotolia.com)

A respiração com um cheiro desagradável de um cachorro geralmente é noticiada ao dono como sendo o sintoma de um problema ou doença pré-existente. A Associação Americana de Prevenção de Crueldades Contra Animais explica que "um hálito desagradável e persistente pode indicar que seu animal de estimação tem problemas digestivos ou uma condição na gengiva, como gengivite, e deve ser examinado por um veterinário." Seu veterinário pode sugerir uma limpeza profissional para a remoção de placa e tártaro dos dentes de seu cão e examinar as áreas nas quais os dentes encontram a gengiva. Recomendações de cuidados em casa podem incluir uma escovação diária dos dentes e soluções orais para manter a boca de seu cãozinho limpa, seguindo uma limpeza dental completa.

Outras pessoas estão lendo

O que causa o mau hálito nos cachorros?

Se seu cão possui uma respiração com um cheiro desagradável, chamado também de halitose, provavelmente esse sintoma possui causas subjacentes e algumas delas podem ser sérias. Além do mau hálito, outros sinais indicam um problema de saúde mais complexo, incluindo descargas orais, dores bucais, descargas orais sanguinolentas, baba, dificuldade para engolir, dificuldade para comer e depressão, de acordo com o Dr. Debra Primovic. Não tente tratar o mau hálito ou outros sintomas antes de entrar em contato com o seu veterinário. Ele pode querer examinar seu animalzinho e realizar testes diagnósticos para descobrir o que está errado e discutir as opções de tratamento com você.

Produtos de higiene oral com clorexidina

Se seu cão tiver gengivite e doença periodontal, que são causadas por bactérias na boca, seu veterinário poderá lhe dar um enxaguante oral para higiene, um gel, um spray, ou água com aditivo que contenha clorexidina. Essa substância, que limpa a boca do seu cão, ajuda a proteger também os dentes e gengivas, prevenindo a placa e eliminando bactérias. O Sr. Ernes E. Ward Jr, da Clínica Animal Seaside, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, diz: "se você combinar a escovação com o enxaguante, terá melhores resultados a longo prazo."

Água com aditivos sem clorexidina

Os aditivos são líquidos que você coloca na água do cachorro para ajudar a prevenir o acúmulo de placa e refrescar o hálito. Esses aditivos geralmente não possuem gosto ou cheiro, tornando-se fáceis de serem administrados a cães sensíveis que resistem a procedimentos mais eficazes, como escovação dos dentes ou enxágues bucais com esguichos de água ou sprays, dentro de suas bocas. Se quiser evitar substâncias químicas como a clorexidina, cloros, xilitol ou álcool, pode comprar aditivos para água, que são livres desses elementos.

Soluções naturais

Você pode encontrar líquidos para controle de placa e tártaro que consistem de ingredientes saudáveis e totalmente naturais, como vitamina B, suco incolor de beterraba, zinco e glicerina vegetal, de acordo com os doutores Race Foster e Marty Smith. Essas soluções inodoras e sem sabor não possuem álcool e nem conservantes. Você as adiciona em água fresca na tigela do seu cãozinho para complementar a rotina de escovações. Aditivos naturais e caseiros que podem refrescar o hálito de seu animal de estimação incluem chá de salsa ou bochechos com chás de ervas feito com erva-doce, gengibre, hortelã-pimenta e hortelã. Espremer limão fresco ou misturar uma gota de óleo de menta ou hortelã na água fria fresca do seu cão vai limpar sua boca e refrescar a respiração.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível