Som agudo quando liga o motor

Escrito por hans fredrick | Traduzido por wladimir d. uszacki
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Som agudo quando liga o motor
Se o som for agudo, comece a pensar sobre as correias (engine image by goce risteski from Fotolia.com)

Quando algo não funciona direito em um veículo, um dos primeiros sinais é um som estranho. Se ouvir um som agudo do motor, você precisa saber a causa.

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Encontrar o barulho

Verifique o que é necessário para causar o barulho. Veja se só acontece quando liga, ou se também acontece em outras situações. Também veja se só acontece quando liga o veículo em baixas temperatura, ou se acontece quando está quente também. Peça para que alguém ligue o carro e fique na frente dele com o capô aberto. Garanta que esteja em ponto morto e com o freio de mão puxado antes de ligá-lo. Ouça cuidadosamente para ver se consegue ver de onde vem o som.

Correias serpentinas e alternadores

Se o som for um rangido muito agudo, geralmente vem do alternador ou da sua correia. Esse é o motivo mais comum do som agudo quando liga o carro. Esse barulho pode ser causado por três problemas principais: a correia está gasta, a polia não está funcionando corretamente ou os rolamentos internos estão desgastados. A correia pode ser trocada por um mecânico competente em casa. Verifique-a e veja se há rachaduras ou sinais de muito gasta e se está folgada. Se estiver danificada, substitua-a. As polias também podem ser substituídas se conseguir comprar a peça e tiver confiança em desmontar o motor.

Barulhos agudos vindos de outras partes

Qualquer rangido agudo geralmente está relacionado a alguma correia. É uma boa ideia verificar todas as correias do carro se ouvir este tipo de som quando liga. Enquanto a maioria dos carros modernos usam apenas uma correia, os mais antigos costumavam ter várias outras. Além disso, a correia dentada pode ser a causa do barulho. Um som agudo indica que ela está gasta ou que a tensão não está correta. Ajuste a tensão em qualquer correia que pareça causar o barulho, ou troque-as se parecerem danificadas ou gastas. Se não conseguir isolar o barulho a uma correia ou ao alternador, você deve levar o carro a um mecânico.

Ajuste e substituição de correias

Você pode tentar ajustar a tensão na correia se parecer solto. Encontre o tensionador. É uma pequena polia de mola que aplica várias tensões à correia. Se quiser ajustar a tensão, apenas solte a porca para poder apertar a correia conforme for necessário. Se quiser removê-la, você pode instalar outro tensionador para maior duração. Uma correia com tensionador ruim desgasta rapidamente. Um tensionador gasto também pode causar o barulho. Instale o tensionador novo e passe a correia pelas polias na mesma direção que estava antes. Uma correia serpentina pode ser mais complexa, então veja o diagrama de engates na parte de baixo do capô ou no manual.

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