Ajuda com um erro de teclado: nenhum teclado detectado

Escrito por ruri ranbe | Traduzido por giovana moretti
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Ajuda com um erro de teclado: nenhum teclado detectado
Problemas de hardware podem evitar que o teclado seja detectado pelo computador (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Caso seu computador não consiga detectar o teclado, ele lhe dará a seguinte mensagem de erro ao reiniciar: "nenhum teclado detectado" (ou, em inglês, "No Keyboard Detected"). Esse erro pode ocorrer por várias razões diferentes, então é necessário que, quando ele aparecer, você conserte seu teclado e seu computador sistematicamente até que você encontre a raiz do problema.

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Verifique o teclado

Primeiro, tente consertar o teclado e o exterior do computador. Verifique o painel traseiro do computador e certifique-se de que o teclado está conectado apropriadamente à porta de conexão. A conexão não pode estar frouxa nem caindo.

Às vezes, dispositivos externos podem evitar que o teclado se comunique adequadamente com o computador. Caso o seu teclado seja um dispositivo que consuma bastante energia (como um teclado para jogos, por exemplo) e estiver conectado na porta USB, talvez ela não consiga estabelecer a comunicação rápido o suficiente com o computador e o teclado simultaneamente, fazendo com que o computador não detecte o dispositivo. Certifique-se de que o teclado esteja plugado diretamente no computador.

Caso o teclado esteja conectado adequadamente ao painel traseiro do computador, certifique-se de que o teclado em si não está com defeito. Plugue o teclado em outro computador. Persistindo o erro, então o problema provavelmente está no próprio teclado e ele precisará ser substituído.

Em alguns casos, a porta USB pode falhar, fazendo com que ela não leia nenhuma dispositivo USB. Plugue um teclado diferente na entrada. Se o mesmo erro aparecer, talvez a porta USB esteja com problemas. Em outros casos mais raros, o controlador do teclado — o componente que, essencialmente, reconhece a entrada de um dispositivo — na placa-mãe pode estar com defeito e precisa ser substituído.

Instale o software

Alguns computadores não detectam o teclado até que o software do dispositivo esteja instalado. Caso seu teclado tenha vindo com um CD de instalação, execute o CD no sistema operacional primeiro. Não insira o teclado até que o assistente de instalação o instrua a fazê-lo ou até a instalação estar completa.

Acesse a BIOS

Certas configurações da BIOS podem evitar que o computador leia o dispositivo do teclado adequadamente. Se a emulação do USB estiver desativada nas suas configurações de BIOS, seu computador não conseguirá ler um teclado conectado a essa porta. Ligue o computador e acesse as configurações da BIOS. Procure no menu por "Legacy Options" ("opções legadas") ou "External Devices" ("dispositivos externos").

Acesse e pesquise nestes menus por "USB emulation" ("emulação USB"), "USB legacy options" ("opções legadas a USB"), ou ambos. Certifique-de se que ambas as opções estejam configuradas como "Enabled" ("Habilitadas"),

Algumas BIOS não leem USB de forma alguma, fazendo com que o computador não detecte nenhum dispositivo USB.

Uma vez que a utilidade do BIOS varia de fabricante para fabricante, se você não conseguir encontrar suas configurações de USB, entre em contato com a companhia que produziu seu computador ou placa-mãe para maior assistência.

Contate o fabricante do seu computador

Se tudo der errado, entre em contato com o fabricante do seu computador para maior assistência. Caso seu computador ainda esteja sob o prazo de garantia, você pode mandá-lo para ser consertado; do contrário, talvez você precise levar seu PC para um técnico especializado que possa diagnosticar e consertar o problema de detecção de teclado apropriadamente.

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