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Como ajustar o ângulo do motor de popa para um melhor desempenho

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Motores de popa são montados no exterior da popa do casco. Todos têm um ângulo de corte ajustável, que se refere ao ângulo do motor na água. O ângulo de corte ideal varia de acordo com o motor, o barco, as condições e a velocidade, com três tipos principais: a posição neutra ocorre quando o motor estiver paralelo à popa; a posição para dentro ocorre quando o motor está o mais perto possível da popa e a posição para fora ocorre quando o motor está mais distante do barco.

Instruções

Os motores terão uma inclinação manual ou mecânica e interruptor de corte (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Coloque o motor de popa na posição "para dentro". Essa é a melhor posição para começar. Alguns motores de popa podem especificar os ângulos ideais no manual do proprietário. Isso pode ser feito, de acordo com os manuais de popa, soltando a alavanca de corte e empurrando a parte superior do motor para longe do barco. Como resultado, a hélice se aproxima do barco. Aperte a alavanca quando terminar. Em um motor de popa potente, ajuste a alavanca de corte para a posição mais distante; ela controla o ângulo do motor. Equilibre o motor do barco que tiver um arco pesado para ajudar a reduzir o arrasto.

  2. Ligue o motor e monitore o desempenho do barco. Bloqueie o acelerador em uma velocidade razoável. O melhor ângulo de corte deve deixar o nível de pilotagem do barco e a maior parte do casco na superfície da água.

  3. Ajuste o motor na posição "para fora" e veja o que acontece com o desempenho do barco. Ele navega mais rápido? Monitore o desempenho enquanto o corte é empurrado para fora. Anote as rotações por minuto e a velocidade em relação aos diferentes ângulos que experimentar. Não há um ângulo ideal -- ele sempre varia de um barco para outro. Coloque o motor em um corte neutro, onde o propulsor fique paralelo à parte traseira do barco. Uma embarcação com peso uniforme navega razoavelmente rápido; uma embarcação apenas com o motorista, provavelmente, ainda mais rápido.

  4. Pare de ajustar na posição "parar fora" quando a "ventilação" ocorrer. A ventilação acontece quando as abas da hélice não estão completamente submersas. A posição ideal para a maioria dos barcos é em frente à ventilação ou quando o aumento do corte resulta em rotações por minuto mais elevadas e quando a velocidade não é aumentada. Utilize essa posição apenas quando a popa da embarcação for rígida.

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