Tecnologia

Como ajustar a cor em uma TV de tubo

Escrito por matt skaggs | Traduzido por renivaldo servin
Como ajustar a cor em uma TV de tubo

É possível ajustar as configurações de cor com o controle remoto

tv control and tv 16 image by chrisharvey from Fotolia.com

A televisão é, em algumas casas, a principal fonte de entretenimento, porém se ela estiver com a cor da imagem fraca, poderá tirar o prazer de assistir a filmes ou jogar videogame. Por essa razão a maioria dos televisores vem com opção para ajuste de cor. É possível definir uma configuração que fique bem para um determinado tipo de mídia, ou pode conciliar as cores para que se adequar a várias mídias ao mesmo tempo. A configuração demora apenas alguns minutos e a TV imediatamente fica com uma imagem bem melhor.

Nível de dificuldade:
Fácil

O que você precisa?

  • Mídias visíveis (DVD, videogame, etc)

Lista completaMinimizar

Instruções

    Configurando

  1. 1

    Escolha para qual tipo de mídia deseja definir as configurações de cor. É possível ajustar a cor de uma forma generalizada para qualquer tipo de mídia, ou pode definir a imagem para um formato em específico (DVD, TV a cabo ou conteúdo de alta definição, como Blu-Ray e videogames ).

  2. 2

    Ligue a TV. Espere por uns cinco ou dez minutos antes de ajustar a cor. Se for possível aguardar por 20 minutos será ainda melhor.

  3. 3

    Acostume-se com o menu da TV e com os botões do controle remoto que utilizará para navegar. Caso não tenha um controle remoto, poderá utilizar os botões da própria TV. Geralmente há um botão "Menu" para abrir o menu Utilize os botões do volume ou de canais para navegar pelas opções. Para selecionar um menu, aperte o botão "OK" ou "Menu". Verifique as instruções na tela da TV ou no manual para maiores detalhes.

  4. 4

    Ajuste a iluminação da sala quando assistir à TV. Geralmente a sala deve estar com pouca iluminação, mas se tem o costume de ver TV com o local bem iluminado, faça os ajustes com as mesmas configurações.

    Ajustando a cor

  1. 1

    Acesse as configurações de imagem da TV. Geralmente essa opção está em "Figura" ou "Imagem". O restante das alterações devem ser realizas nesse menu.

  2. 2

    Procure por uma definição chamada "Temperatura" no meu. Nem todas a TVs possuem esse recurso, mas caso a sua tenha, selecione e altere para "Quente" ou "Baixa", que enfatiza tons de cores quentes. Se realmente deseja um ajuste "Frio" ou "Alto", que ressalta o azul na imagem, pode usar essa opção, porém não lhe proporcionará uma boa visualização.

  3. 3

    Assista a todos os vídeos que ache que necessita de um melhoramento na cor. Você pode ligar um DVD ou um console de videogame. Caso esteja configurando a televisão para assistir TV a cabo, use um DVD ao invés de ligar um canal a cabo, já que deseja uma imagem estática.

  4. 4

    Pause a reprodução da mídia em uma imagem de alta qualidade de cor clara. Os problemas de saturação que está prestes a ajustar se destacam melhor em uma imagem clara. É possível utilizar essa imagem para configurar todas mídias desde que tenha uma imagem de tom bastante claro. Em seguida, pause a reprodução para da imagem (para um console de videogame utilize uma imagem no disco rígido ou uma imagem de fundo).

  5. 5

    Vá até a opção "Saturação". Quase todas as TVs têm essa opção. Aumente a saturação até o ponto em que imagem fique com um tom "queimado de sol" e, em seguida, diminua novamente a saturação, até que comece a ter uma aparência natural. Esse ajuste deve ficar do jeito que julgar melhor, apenas não exagere no vermelho e não deixe a imagem incolor.

  6. 6

    Encontre as opções de "Cor". Quase todas as TVs têm essa opção. Deixe-a no meio das opções de ajuste, a menos que deseje mudanças quando ajustar a tonalidade.

  7. 7

    Encontre uma imagem na mídia onde possa ver um texto na tela. Só realize esse procedimento para visualização em resolução padrão. Caso esteja utilizando um conteúdo de alta definição pule essa etapa (não utilize os textos do menu da TV; você pode utilizar o texto de um DVD ou de uma transmissão de TV a cabo).

  8. 8

    Selecione a opção "Nitidez". A maioria das TVs possui essa opção. Se estiver vendo um conteúdo de alta definição como um jogo de videogame ou um filme em Blu-Ray, coloque essa opção em sua definição mais baixa e deixe assim. Caso contrário, coloque-a em sua definição mais baixa e comece a ajustar para cima e observar o texto na tela. Aumente a nitidez para que as letras apareçam nítidas, mas não exagere. Algumas vezes, não é necessário aumentar a nitidez de um DVD.

Dicas & Advertências

  • Os conteúdos de definição padrão incluem vídeos, DVDs, cabos regulares, Wii, PlayStation 2 e grande parte da transmissão por antena padrão. Os com conteúdo de alta definição são os discos de Blu-ray, HD DVD, TV a cabo de alta definição, o PlayStation 3 e Microsoft Xbox 360. Caso tenha uma TV com definição padrão, faça os ajustes recomendados como se estivesse vendo conteúdo de definição padrão, como um DVD ou cabo regular.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media