Mais
×

Como o alfaiate reduz o tamanho de uma camisa

Um alfaiate é alguém que altera a estrutura de uma peça de roupa, como, por exemplo, uma camisa. O processo normal para reduzir o tamanho de uma camisa envolve alterações no pescoço, nos ombros, no peito, na área do estômago e nos braços do indivíduo. Durante o processo de ajuste, é possível alterar uma única parte ou várias áreas.

Às vezes, é preciso adaptar uma camisa social para que ela vista bem (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Colarinho

O alfaiate verifica o colarinho para garantir que ele se ajusta corretamente ao pescoço, pedindo que o indivíduo abotoe a camisa, incluindo o primeiro botão. O colarinho deve servir e ficar com uma folga de, no mínimo, um dedo e, no máximo, dois entre o pescoço e a borda da camisa. Para reduzir o tamanho, é necessário retirar o tecido dessa parte, fazer uma costura maior, marcar o tecido da camisa e recolocar o colarinho nela.

Ombro

Reduzir a largura da costura dos ombros requer que o alfaiate primeiro confira visualmente a colocação da costura do ombro. Ela deve ficar ligeiramente para fora da aresta exterior do ombro, cerca de 3,8 cm. A segunda área a que se deve prestar atenção é debaixo do braço. A costura lateral da camisa deve ficar a cerca de 2,5 cm do lado do tronco. Isso garante que o ombro não ficará preso quando o braço for levantado. O alfaiate irá medir a extensão da costura do ombro e a quantidade de tecido que está debaixo do braço. Para medir o tecido, ele irá pedir que o indivíduo coloque o braço no eixo horizontal. A costura lateral é puxada na direção da mão estendida para que a costura lateral oposta fique nivelada com o indivíduo. A quantidade de excesso de tecido é medida e subtrai-se 5 cm da medida. Por exemplo, há 12,7 cm de tecido extra debaixo do braço. Subtraia 5 cm e será necessário retirar 7,7 cm de tecido para que o tamanho fique bom.

Tronco

O alfaiate reduz o tronco de uma camisa com o mesmo processo usado para medir o tecido extra debaixo do braço. O tecido continua a ser puxado contra a lateral do corpo. A medida do tecido que está sobrando é feita na cintura e nos quadris. As mangas da camisa são removidas. A quantidade de excesso de tecido é dividida entre os dois lados da camisa. O tecido da camisa é, então, cortado com as dimensões necessárias. Por exemplo, para 7,6 cm extra de tecido, é preciso cortar 3,8 cm de cada lado da camisa. Os buracos para as mangas são feitos de acordo com as dimensões do ombro. Em seguida, as mangas são recolocadas junto com as costuras laterais.

Mangas

O alfaiate mede as mangas da camisa para que elas fiquem entre 2,5 cm e 3,8 cm acima da primeira articulação do polegar. O excesso de tecido é medido para que a quantidade apropriada seja retirada. O punho é removido da manga da camisa, o excesso de tecido dessa parte é cortado e o punho é recolocado.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article