×
Loading ...

Como alimentar roseiras com cascas de banana

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Se suas bananas estiverem envelhecidas e com manchas pretas, prefira dá-las às suas rosas a jogá-las fora. Jardineiros orgânicos sabem que as rosas adoram bananas quase tanto quanto os macacos. Essas frutas são uma fonte natural de potássio, o que ajuda as flores a prosperar. Mesmo rosas que fracas e com dificuldades para se desenvolver podem tirar benefício das bananas. A melhor parte é que não é preciso jogar as cascas na pilha de compostagem; você pode alimentar as plantas com as frutas de várias maneiras diferentes.

Instruções

Alimente as suas rosas com bananas velhas (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Plante ou transplante uma rosa juntamente com as bananas. Cave um buraco maior que o torrão; para flores novas, ele geralmente deve ter cerca de 60 cm de profundidade e 60 cm de largura. Para rosas transplantadas, o buraco pode ser maior, mas dependerá do tamanho do torrão. Coloque pelo menos um banana inteira no buraco e, depois, plante a rosa como faria normalmente.

    Loading...
  2. Enterre uma banana velha ao lado da rosa. Cave cerca de 10 cm; essa profundidade não é para a rosa, sua finalidade é fornecer espaço suficiente para o fruto ficar fora do alcance de animais, como cães, tâmias ou esquilos. Você pode colocar a banana inteira no buraco ou dividi-la em pedaços e enterrá-la em torno da rosa. Outra alternativa é plantar apenas as cascas dessa maneira.

  3. Asse as cascas de banana para acelerar a decomposição. Coloque as cascas em uma assadeira no forno a 175 ºC e asse-as até ficarem crocantes. Deixe esfriar e corte-as em pedaços; em seguida, escave em torno da rosa e plante os pedaços cozidos.

  4. Acelere a decomposição da banana fazendo uma mistura. Coloque bananas velhas no congelador; quando estiverem congeladas, retire a parte marrom e corte o fruto em pedaços. Coloque-os, com a casca e tudo, em um liquidificador. Misture a banana até ficar consistente. Escave em torno da rosa e coloque a mistura no buraco.

  5. Faça um purê de banana tônico para a rosa. Congele bananas velhas, retire a parte marrom e coloque-as em um liquidificador. Adicione água o suficiente no liquidificador para cobrir todo o fruto. Misture na configuração "liquefazer". Despeje esse purê em um recipiente grande (como um galão de água sanitária antigo); pode ser preciso usar um funil caso o recipiente tenha uma boca pequena. Acabe de encher o recipiente com água, coloque a tampa sobre ele e agite para misturar. Despeje o purê tônico na base da rosa e no solo circundante. Use uma banana para cada recipiente de tônico e use 4 L da mistura em cada roseira.

  6. Faça um licor de casca de banana. Corte as cascas de banana em um borrifador e cubra com água morna. Coloque a tampa de volta na garrafa e deixe descansar por duas semanas; isso fará com que as cascas fermentem. Borrife as roseiras com esse líquido.

Loading...

Dicas

  • Use qualquer uma dessas receitas de banana para qualquer planta que possa depender de potássio para crescer.

O que você precisa

  • Banana ou cascas de banana velhas
  • Espátula de jardim
  • Assadeira
  • Faca
  • Liquidificador
  • Funil
  • Recipiente grande
  • Borrifador
Loading ...
Loading ...