Alternativas baratas para fontes de energia solar ou eólica

Escrito por rob callahan | Traduzido por alexandre lima
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Alternativas baratas para fontes de energia solar ou eólica
Os mesmos princípios usados em grandes usinas eólicas comerciais podem ser aplicados a pequenas turbinas caseiras (wind turbine image by redrex from Fotolia.com)

Os proprietários de imóveis têm uma oportunidade de economizar dinheiro da conta de luz e tirar vantagem de descontos tributários convertendo os sistemas elétricos de suas residências para serem alimentados complementarmente com energia solar ou eólica, mas o custo de painéis solares ou geradores de vento convencionais podem ser exorbitantes. Muitos desses sistemas de energia custam dezenas de milhares de reais, fora a instalação, o que os deixa fora do alcance para muitos que gostariam de tomar parte na mudança em direção a fontes de energia renováveis. Felizmente, existem alternativas para esses sistemas que estão ao alcance de proprietários de imóveis comuns.

Outras pessoas estão lendo

Sistemas passivos de energia solar

Os sistemas passivos de energia solar aproveitam a energia do sol para aquecer e iluminar salas sem a necessidade de qualquer equipamento mecânico e geralmente são conseguidos com modificações mínimas feitas em uma sala ou casa. Janelas grandes viradas para o sul irão capturar tanto a luz quanto o calor sem eletricidade. Claraboias também são úteis para adicionar luz natural a uma sala. Resfriamento solar passivo também é conseguido pela adição de películas a janelas e com posicionamento estratégico de sistemas de ventilação para fazer uso da corrente de ar resultante de correntes de convecção criadas quando o ar é aquecido pelo sol. Em muitos casos, sistemas passivos de energia solar podem ser implementados em casa com pouco ou nenhum custo.

Painéis solares de pequena escala

Kits de painéis solares que são desenvolvidos para fornecer energia para vans de acampamentos e cabanas podem ser modificados para prover uma parte da energia utilizada em uma casa comum. Esses kits geralmente não se conectam a quadros de energia mas recarregam sistemas de armazenamento de energia que podem ser acessados para ligar pequenos aparelhos e fornecer iluminação. Com poucas ou nenhuma modificação, pequenos kits solares podem ser instalados em casa e usados como fonte de energia para rádios, pequenos televisores e outros pequenos eletrônicos. Também podem ser utilizados para armazenar eletricidade e usados como fonte de energia em apagões. Dependendo da quantidade de eletricidade produzida, esses kits podem variar em preços de algumas centenas a milhares de reais.

Faça você mesmo

Kits e tutoriais Faça-Você-Mesmo estão largamente disponíveis na internet. Kits que incluem todas as partes para construir e montar painéis solares, bem como conectá-los ao sistema elétrico da casa, estão disponíveis por menos de R$ 1600 por painel. Tutoriais sem as partes pré fabricadas são significativamente mais baratos, e muitos anunciam um custo adicional total para os materiais por menos de 600 reais. Turbinas de vento estão igualmente disponíveis, tanto em kits Faça-Você-Mesmo quanto em materiais comprados de acordo com um conjunto de instruções. Esses kits, que incluem as partes, podem custar entre R$ 400 e 800, e muitos tutoriais estão disponíveis de graça na internet.

Incentivos e descontos

Descontos de até 30% em impostos locais e federais existem como incentivo para promover a adoção de energias solar e eólica nas casas. Esses programas variam de região para região e mudam com o tempo. Os programas de incentivo mais atuais podem ser visto no website do Ministério de Minas e Energia.

Ministério de Minas e Energia Esplanada dos Ministérios, Bloco U Brasília - DF 70.065-900 (61) 2032-5555 http://www.mme.gov.br/mme>

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível