Alternativas naturais para remover o tártaro e melhorar a halitose em gatos

Escrito por elizabeth burns Google | Traduzido por marcella narvaes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Alternativas naturais para remover o tártaro e melhorar a halitose em gatos
A escovação mantém os dentes do seu gato saudáveis (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

A halitose felina pode ser um sintoma de cárie dentária, doença gengival ou outra condição de saúde subjacente, como diabetes. Se seu gato apresentar mau hálito constantemente, o primeiro passo é levá-lo a um veterinário para um exame médico e odontológico, pois seu animal de estimação pode estar sofrendo com dores ou precisando de tratamento especializado. No entanto, esporadicamente, a halitose é normal mesmo em gatos saudáveis. Escovar os dentes do seu animal pelo menos duas vezes por semana ajuda a manter os dentes limpos e saudáveis e previne a formação de placa bacteriana e tártaro. O tártaro, uma vez formado, só poderá ser removido com uma raspagem dentária profissional administrada por um veterinário.

Outras pessoas estão lendo

Escovação dos dentes

Estabelecer uma rotina de escovação regular ajuda a manter os dentes e as gengivas do seu animal saudáveis, reduzindo o acúmulo de placa bacteriana e tártaro. Use uma escova de dentes projetada especificamente para gatos e coloque um pouco de sal marinho e água ou um creme dental de uso veterinário que contenha apenas ingredientes naturais. Ajude seu gato a se acostumar com essa nova rotina massageando suavemente as suas gengivas com os dedos ou com um cotonete de algodão e coloque um pouco de pasta de dente na boca do animal para familiarizá-lo com o gosto. Repita algumas vezes antes de começar a escovação. Escove os dentes do gato suavemente, começando na parte de trás da boca e avançando com pequenos movimentos circulares. Comece escovando cada lado do dente durante 10 segundos e aumente para 30 a 45 segundos, quando o gato se acostumar ao procedimento. Não se preocupe se as gengivas sangrarem um pouco no começo — isto é normal e vai parar conforme elas se tornarem mais saudáveis. Se você tiver mais de um gato, use uma escova de dentes separada para cada um.

Dieta

Uma dieta saudável ajudará a manter os dentes do seu gato em boas condições. Introduza um alimento seco orgânico de qualidade à dieta do animal. O alimento seco o incentiva a mastigar e a saliva produzida durante a mastigação combate as bactérias, ajudando a prevenir a placa, que provoca o mau hálito e a degeneração dos dentes. Os alimentos secos também são menos propensos a estimularem o desenvolvimento de bactérias na boca do gato, pois, ao contrário dos alimentos úmidos, eles não grudam nos dentes. Mantenha uma dieta equilibrada saudável ao alimentar o seu animal com uma combinação de comida seca e úmida.

Brinquedo para roer

Brinquedos para roer satisfazem o desejo natural que o gato sente gato de mastigar, o que fortalece os dentes. Morder um brinquedo é como passar um fio dental natural nos dentes, remove o tártaro e massageia as gengivas. Brincar com seu gato, fingindo que seu brinquedo favorito é um rato, incentivará esse processo e ajudará a manter seu animal de estimação fisicamente ativo.

Suplementos alimentares

Os suplementos dietéticos naturais podem ajudar a remover a placa bacteriana e a manter os dentes do gato limpos, fortes e saudáveis. Eles contêm minerais, probióticos e ingredientes naturais, como fermento, aloe vera, maçãs orgânicas, cálcio e potássio. Borrife os suplementos diretamente na comida do gato ou use-os como uma alternativa para a pasta de dentes. Você também pode adicionar suplementos líquidos à água do seu animal. Os ingredientes incluem extrato de plantas, que diminui os odores e ajuda o gato a absorver os nutrientes, água filtrada purificada e óleo de hortelã.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível