Alternativas para tubulação flexível de cobre

Escrito por alexis rohlin | Traduzido por catarinne lima
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Alternativas para tubulação flexível de cobre
Alternativas para tubulações flexíveis de cobre são feitas comumente em polímeros plásticos (water pipes image by jeancliclac from Fotolia.com)

Devido ao aumento no custo da tubulação de cobre flexível, muitos edifícios usam produtos alternativos. A tubulação flexível é mais desejável do que a tradicional, pois não necessita de muitos anexos ou acessórios para que possa ser instalada através de um edifício, porque ela pode simplesmente ser dobrada em torno dele. Um novo método de instalação consiste em um coletor central, que é um grupo de tubos paralelos que são fixados juntos, com linhas que saem dele e são distribuídas para áreas específicas de um edifício.

Outras pessoas estão lendo

Tubulação flexível PEX

PEX significa polietileno reticulado para tubo flexível. A tubulação em si é leve e pode suportar temperaturas de até 200 graus centígrados. Ao contrário de cobre flexível, a tubulação PEX pode ser instalada sem a necessidade de soldar os acessórios, usando apenas uma chave ajustável ou ligações rígidas. Este tipo de tubagem flexível vem em tamanhos a partir de 0,6 cm a 5 cm de diâmetro. A maioria dos acessórios sanitários pode ser usada com PEX. Ele não vai corroer ou desenvolver pequenos vazamentos, além de ser resistente a calcário e cloro. Ele pode ser usado para encanamento de água quente e fria, bem como tubulações subterrâneas de água municipais, sistemas de derretimento de gelo e neve, aquecimento radiante e até mesmo sistemas de extinção de incêndios.

Tubo flexível ARC

O Conduit de Refrigeração Avançado (ARC) de tubulação flexível pode ser usado para linhas de refrigeração em edifícios. De acordo com o seu fabricante, Ico Flex System, o ARC é três vezes mais forte do que o tubo de cobre, com uma resistência a ruptura avaliada que excedeu 175,8 kgf/cm². Ele pode ser usado para substituir o tubo de cobre, que conduz a partir de um compressor para o alimentador de ar de uma unidade de refrigeração. Essa tubulação é composta por camadas de polímeros de borracha e de plástico e podem ser usadas com refrigerante 410-A.

Tubulação composta de alumínio plástico

A tubulação composta de alumínio plástico consiste de um tubo de alumínio, que é laminado, tanto interna como externamente, para as camadas de plástico. É um tubo flexível e leve que também é forte e resistente à corrosão. Ele pode suportar até 100 °C e pode operar até a 21,1 kgf/cm². Ele pode ser usado para tubulações de água quente e fria em edifícios, bem como sob o pisos coletores de aquecimento radiante, linhas de sistemas de ar condicionado, bombas de calor geotérmico, distribuição de ar comprimido e sistemas de derretimento de neve. Essa tubulação vem em de tubos de 1 a 2,5 cm de diâmetro e usa acessórios de latão.

Tubo de aço inoxidável ondulado

Este é um tubo de aço inoxidável flexível contínuo com um revestimento externo de PVC. Ele é produzido em massa em rolos. Este tipo de tubulação flexível geralmente é instalada com um coletor central que tem linhas que se estendem a partir dos aparelhos a gás.

Canalização hidráulica múltipla flexível

Os sistemas de canalização múltiplas são um método moderno de distribuição de água em residências. O coletor atua como um centro de controle para as linhas de água quente e fria. Dentro dele existem câmaras separadas que servem a linhas de água. A água fria é alimentada a partir da linha principal de abastecimento de água da residência e a água quente vem de um aquecedor de água. Cada objeto na residência tem uma linha que é dedicada a ele, conectado a uma porta localizada no colector. Um dos principais benefícios de uma canalização múltipla é que seu design permite uma menor perda de pressão da água (ou uma queda de pressão de água) do que outros sistemas, devido ao layout da linha de abastecimento paralelo que é instalada com o sistema coletor de encanamento. Linhas de abastecimento PEX são frequentemente utilizados com esses sistemas, mas outras tubulações flexíveis podem ser usadas da mesma forma.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível