Que altura uma calçada deve ter acima da grama?

Escrito por jacob j. wright | Traduzido por leonardo de azevedo prado
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que altura uma calçada deve ter acima da grama?
Em beiras de estrada, o solo e a grama devem estar emparelhados com o topo da calçada (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A calçada é um termo ambíguo para várias opções de canto em uma propriedade. O tipo mais conhecido de calçada é a de rua, ou seja, uma elevação de concreto acima do nível da rua que age como uma transição entre o solo e a superfície da estrada. Dentro de um jardim, qualquer pedra, tijolo ou concreto posicionados em fileira para limitar um espaço é chamado de calçada. Esse limite ajuda a afastar o adubo e algumas plantas de um pátio, gramado ou da superfície de uma calçada. A altura da calçada em relação ao gramado irá variar de acordo com seu objetivo e a necessidade de segurança.

Outras pessoas estão lendo

Calçadas de beira de estrada

As especificações para o calçamento em beira de estrada podem variar de acordo com as legislações locais. Independente do que esses códigos exigem para altura da calçada e os materiais utilizados, o solo e o gramado precisam estar emparelhados com a altura da calçada. A grama não deve ser mais baixa do que a calçada, pois isso pode criar um perigo aos pedestres, como tropeços. Sendo assim, o solo precisa estar na mesma altura da calçada, ou no máximo 15 ou 25 mm abaixo.

Bordas

Os blocos de concreto podem ser utilizados como bordas para definir e conter canteiros de jardim, onde a segurança é a maior preocupação. É necessário que a altura das bordas esteja emparelhada ou bem acima do nível da grama para que as mesmas estejam visíveis, não representando um perigo de tropeço. Idealmente, quando a altura das bordas é a mesma do gramado, as rodas do cortador de grama podem rolar sobre elas. Quando as bordas são mais baixas, as lâminas do cortador podem acabar decepando a grama. Por outro lado, quando posicionadas muito altas, as lâminas não conseguem cortar a grama, resultando em gramados mais altos do que as bordas. Os canteiros são mais visíveis se estiverem ao menos 5 cm acima da altura do jardim após o aparo. Se no seu caso isso for impossível, ou achar que não ficará atraente, deixe as bordas no mesmo nível do gramado.

Acima do nível

Algumas vezes, em calçadas de beira de estrada, a grama pode acabar ficando acima do nível da calçado após algum tempo. Isso acontece em função do acúmulo de restos de grama aparada. No início o solo estava no mesmo nível ou 25 mm abaixo, mas após alguns anos está um pouco acima por causa de folhas velhas e restos de grama aparada. Apesar de não ser ideal, um gramado um pouco acima do nível da calçada ainda é mais seguro do que ter uma calçada de nível mais alto.

Conselhos regionais

Entre em contato com a prefeitura para saber se existem códigos e regulamentos sobre gramados acima do nível da calçada, principalmente se o mesmo estiver exposto à propriedade de algum vizinho ou ao acesso público. A segurança é a maior preocupação, seja ela em relação aos pedestres ou à manutenção de equipamentos de limpeza (como o cortador de grama) próximos à calçada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível