on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Qual a altura padrão para tomadas elétricas na cozinha?

Existem códigos elétricos para as tomadas de cozinha. As cozinhas mais antigas não terão esse layout, mas durante atualizações ou reformas, os códigos atuais terão precedência sobre os planos antigos. Como você precisará ter qualquer trabalho elétrico inspecionado, verifique a legislação local. Também verifique se uma permissão é necessária, antes de começar qualquer projeto de fiação.

As tomadas da cozinha precisam ter uma altura específica (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Tomadas de bancada

O código elétrico exige que instale tomadas na bancada com pelo menos 1,2 m de distância, e a altura não pode passar de 45 cm; você não precisará reduzir a distância entre as tomadas. Qualquer eletrodoméstico com um fio de 60 cm deve ser capaz de alcançar a tomada, em qualquer lugar da bancada. Lembre-se também de que você precisa colocar as tomadas 60 cm para dentro das extremidades da bancada, quando planejar o posicionamento.

Loading...

Tomadas de parede

As tomadas de parede não possuem uma altura específica, de acordo com o código elétrico, mas uma altura prática é de cerca de 45 cm do chão. Esse é um alcance simples para inserir plugues e fica longe o suficiente de qualquer produto de limpeza de chão.

Tomadas de micro-ondas

As tomadas de micro-ondas podem ser diferentes das outras em uma cozinha, pois eles, muitas vezes, ficam atribuídos a um armário e você deve passar o fio por baixo dele. Novamente, ainda não exite um código para determinar a altura nesse caso, mas uma altura de 5 cm é suficiente para manter a tomada longe da armação do armário.

Tomadas de eletrodomésticos

Os eletrodomésticos precisam de um circuito próprio separado, e o posicionamento dependerá do comprimento do fio. Normalmente, a mesma altura das tomadas de parede é aplicável para aparelhos como geladeiras e fogões. No entanto, se não quiser ter de abaixar-se muito, poderá elevá-las, para uma maior conveniência.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...