on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como amarrar uma parreira no arame

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Cultivar parreiras requer um controle cuidadoso da área de crescimento. Para proteção contra predadores, os produtores elevam as videiras, fazendo-as crescer verticalmente, e então horizontalmente por uma treliça de arame. Você deve treinar as videiras para que elas sigam os fios. Esse treino consiste em amarrá-las com uma corda no lugar certo. Leva alguns anos para treiná-las, dependendo da velocidade de crescimento. Mas no final você terá campos de videiras fáceis de cuidar e protegidos contra predadores.

Instruções

Você pode treinar videiras para crescerem ao longo do arame (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Use uma fita métrica para medir a altura do arame mais alto da sua treliça. A altura usual é de 1,50 a 1,80 m.

    Loading...
  2. Corte um pedaço de corda do tamanho da altura medida e mais 10% para ter comprimento suficiente para atar nós.

  3. Amarre a corda em volta da base da parreira. Qualquer nó servirá, menos o nó de correr. Deixe uma folga para que a videira cresça por dentro dos laços.

  4. Levante a corda até o arame do topo da treliça e amarre-a com um nó apertado. Estique a corda para que fique o mais vertical possível, com uma pequeno espaço entre a videira e o arame de cima.

  5. Enrole o ramo em torno da corda, levando ao máximo possível para cima ao longo da treliça. A medida que a videira for crescendo, ela continuará a se amarrar sozinha em volta da corda, crescendo para cima. Verifique a videira regularmente ao longo do ano e remova qualquer broto que cresça para os lados.

  6. Remova a corda quando a videira atingir o arame do topo e corte fora a ponta da videira. Amarre essa ponta no arame de cima e espere brotar perto do topo. Treine um broto de cada lado para crescer horizontalmente ao longo do arame, um para cada direção, amarrando-os com a corda no arame a medida que crescem. Remova qualquer outro broto da videira.

Loading...

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Treliça de arame
  • Corda macia
  • Tesoura

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...