Mais
×

Como fazer uma animação em 8 bits

Atualizado em 17 abril, 2017

Crie uma animação utilizando um serviço Web para reunir diversas imagens em um único arquivo GIF animado. A CompuServe começou a promover esse formato em 1987 quando muitas pessoas ainda utilizavam computadores de 8 bits, como o Atari 400. Os arquivos GIF podem armazenar apenas 8 bits de informações de cores por pixel, tornando-o adequado para a produção de arte digital de mesma dimensão. Para criar seus GIFs animados teste alguns softwares gratuitos como PhotoScape, GIMP e Microsoft GIF Animator.

Instruções

O utilize sites gratuitos para criar GIFs animados (Duncan Smith/Photodisc/Getty Images)
  1. Abra o Windows Paint e clique em "Pincéis" para exibir uma pequena galeria de pincéis que você pode utilizar para criar um quadro da animação.

  2. Selecione uma cor no painel "Cores" para carregá-la e poder utilizá-la. Arraste o mouse pela tela para desenhar seu quadro para a animação de 8 bits. Por exemplo, você pode desenhar um boneco de palitos para representar uma pessoa andando.

  3. Clique no menu "Arquivo" e, em seguida, clique em "Salvar" para abrir a caixa de diálogo onde você poderá armazenar sua imagem no disco rígido. Digite um nome para o arquivo na caixa de texto "Nome" e clique em salvar.

  4. Clique no ícone da borracha na barra de ferramentas para entrar no modo de apagar. Arraste a borracha sobre a porção da figura que você deseja alterar no próximo quadro. Por exemplo, se você quer um boneco de palitos andando, pode apagar as pernas do primeiro quadro.

  5. Utilize as instruções dos passos um e dois para desenhar uma imagem similar a dos quadros anteriores, mas levemente diferente. No exemplo do boneco de palitos, desenhe as pernas em uma posição levemente diferente da posição original.

  6. Use as instruções do passo três para salvar a nova imagem com um nome diferente. Crie, então, pelo menos mais oito quadros para sua animação utilizando as ferramentas de borracha e pincel.

  7. Abra seu navegador e vá até um site que crie GIFs animados gratuitamente, como o Make a GIF, o GIF Ninja ou o Picasion.

  8. Siga as instruções do site para realizar o upload de suas imagens individuais, criar o arquivo GIF e baixar o arquivo finalizado.

  9. Com um clique duplo, abra o arquivo baixado para exibi-lo em seu navegador.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article